Kitão requer inclusão de ações e envio de minuta do Centraliza à Câmara de Goiânia: “precisamos aprovar ainda neste ano”
O vereador Lucas Kitão (União Brasil) solicitou nesta quarta-feira (13) a inclusão de ações e o envio de uma cópia da minuta do projeto de implementação do CentralizaGyn, projeto de revitalização do Centro de Goiânia, que está em fase de reavaliação pela gestão do prefeito Sandro Mabel (União Brasil), após ser retirado da pauta.
O parlamentar subiu à tribuna e apresentou um requerimento à Casa solicitando da gestão municipal que sejam incluídas ações de impacto rápido e viabilidade técnica, além do envio da minuta do projeto que será reapresentado na Câmara Municipal, para que o Parlamento tenha a possibilidade de discutir e participar efetivamente do processo de aprimoramento da revitalização do Centro.
“Peço ao Poder Executivo que o projeto seja encaminhado para a Câmara, para que tenhamos a oportunidade de discutir e aprovar um projeto de revitalização do Centro”, discursou.
Sugestões e resgate histórico
Em seu requerimento, Kitão solicitou a inclusão de mutirões de limpeza e melhoria de prédios históricos, programação cultural semanal com feiras e atividades artísticas, criação de micro-subvenções para restauração de fachadas, implantação de normas para padronização de letreiros, melhoria de calçadas e incentivos fiscais temporários para empresas e empreendedores.
Além da inclusão, o vereador também pediu o envio da cópia integral do Projeto de Revitalização do Centro de Goiânia para análise e discussão junto aos vereadores, possibilitando a participação efetiva do Legislativo Municipal na construção e aprimoramento da proposta.
“É uma oportunidade de resgatar o berço histórico da nossa cidade, que é o Centro. Por isso faço o pedido para que a Prefeitura envie este projeto, para que a Câmara tenha a oportunidade de discutir a maioria das políticas para atrair pessoas, negócios e movimento para esta área, com incentivos fiscais”, discursou.
Aprovação em 2025
Para avançar e já valer para o ano de 2026, o vereador Lucas Kitão afirma que o projeto precisa ser aprovado ainda neste ano, com isenções, como no IPTU. “Precisamos de políticas agressivas. Temos que aprovar a revitalização, para que tenhamos condições de trazer movimento, centros educacionais, restaurantes e o setor imobiliário”, afirmou.
Despoluição visual e investimentos
Conforme o vereador, as ações precisam ser agressivas na região, com valorização do Art Déco, que completa 100 anos, com uma despoluição visual e com investimentos e obras na região.
Ele citou como exemplo a aprovação do Sistema de Reaproveitamento de Sobras de Materiais de Construção, que foi aprovado em primeira discussão e votação na quarta-feira (13).
O texto é de sua autoria e, segundo Kitão, permite que a sobra de edificações seja utilizada em projetos para valorização do Centro Histórico de Goiânia.