Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Kitão propõe que condomínios tenham liberdade para implantação de portaria remota

Kitão propõe que condomínios tenham liberdade para implantação de portaria remota

por Edição de notícias publicado 07/10/2025 16h45, última modificação 08/10/2025 17h18
Manutenção de porteiro presencial não poderá ser condição obrigatória para expedição ou para renovação de licenças, de alvarás ou de certidões
Kitão propõe que condomínios tenham liberdade para implantação de portaria remota

Foto: Assessoria do Vereador

O vereador Lucas Kitão (União Brasil) apresentou, em Plenário, nesta terça-feira (7), projeto de lei (PL 547/2025) que assegura aos condomínios residenciais, comerciais e industriais a liberdade para implantação de sistema de portaria remota.

Segundo o texto, a manutenção de porteiro presencial não poderá ser condição obrigatória para expedição ou para renovação de licenças, de alvarás ou de certidões, como o habite-se.

A proposta também reconhece o serviço das portarias remotas que têm atendimento externo ao condomínio 24 horas por dia como meio válido de segurança e de controle de acesso condominial, independentemente da solução tecnológica adotada – desde que a implantação do sistema seja aprovada em assembleia, em convenção ou em estatuto.

“Órgãos e entidades deverão reconhecer a portaria como modalidade legítima de controle de acesso, sendo vedado estabelecer restrições, exigências adicionais ou tratamento discriminatório em razão do modelo adotado”, justifica a matéria.

Modernização

De acordo com Kitão, o projeto visa atualizar a legislação municipal e adequar novas tecnologias aplicadas à segurança condominial, por meio da regulamentação da utilização de portarias remotas em condomínios.

“A portaria remota é uma solução moderna e eficiente; permite o controle de acesso por meio de sistemas avançados de comunicação, de imagem e de dados, que garantem mais proteção aos moradores e melhor gerenciamento condominial”, afirmou o vereador.

O projeto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia