Em 1ª votação, Plenário aprova instalação de postos de recarga de veículos elétricos em locais públicos
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, na última quarta-feira (12), projeto de lei para instalação de postos de recarga de veículos elétricos em locais públicos – como praças, parques e estacionamentos.
Segundo o vereador Lucas Kitão (União Brasil), autor da proposta, a instalação dos postos de recarga representa mais um passo para colocar Goiânia no mapa das Smart Cities e para estimular o uso de veículos elétricos.
Quase 15 mil unidades
Na justificativa da matéria, Kitão cita que Goiânia já se tornou a 8ª cidade brasileira no ranking de vendas de carros elétricos. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), até maio deste ano, a capital concentrava 4% de todo o mercado nacional desses veículos – com 6,8 mil unidades vendidas. Já o estado de Goiás atingiu a marca de 14,8 mil.
“É uma demanda que está crescendo e para a qual devemos nos preparar. É preciso ampliar a infraestrutura de recarga, com hubs de carregamento em locais estratégicos, como postos de combustíveis, estacionamentos de aeroportos, shoppings e áreas públicas”, afirmou o vereador.












