João Campos filia Aava Santiago ao PSB, que assume comando da sigla em Goiás e reposiciona projeto político para 2026
A vereadora por Goiânia, Aava Santiago, oficializou nesta segunda-feira (5) sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), durante reunião realizada no Recife (PE). A decisão marca um reposicionamento estratégico de seu projeto político para o próximo ciclo eleitoral, ancorado na ampliação do diálogo político, no fortalecimento partidário, com a preservação de alianças históricas em Goiás e a ampliação de parcerias programáticas.
A filiação ocorreu a convite do presidente nacional do PSB, João Campos, prefeito reeleito da capital pernambucana e uma das principais lideranças da legenda no país. Com a entrada no partido, Aava assume a presidência estadual do PSB em Goiás, passando a liderar o processo de reorganização da sigla, a articulação com lideranças municipais e a construção de um projeto político competitivo para as eleições de 2026.
Campos destacou o peso político da filiação e o papel estratégico que Aava passa a desempenhar dentro da legenda. “Aava é muito bem-vinda ao PSB. É uma liderança jovem, legitimada pelo voto, com atuação consistente, capacidade de articulação e leitura política. Sua chegada fortalece o nosso partido em Goiás e contribui diretamente para a ampliação do nosso campo em todo país”, afirmou.
Mesmo sem a definição se o PSB terá candidatura própria ou se estará em outros palanques estaduais, Aava reforça que a mudança de legenda acontece sem rompimento político. A vereadora faz questão de enfatizar que mantém uma relação próxima, pública e consolidada com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com quem seguirá no mesmo campo político e no mesmo palanque no estado, ainda que o PSB não tenha fechado questão para as eleições deste ano.
Nacionalmente conhecida por sua firmeza em posicionamentos, habilidade de convergência com atores diversos e clareza em alianças, Aava reafirma que seguirá ao lado de Marconi Perillo na construção do projeto político para o Governo de Goiás e comprometida com a reeleição de Lula e Alckmin: “Essa decisão é fruto de muita reflexão, diálogo e responsabilidade política. Não há ruptura, há amadurecimento. Tenho profundo respeito pela história que construí no PSDB, sou resultado primeiro dos programas sociais criados nos governos de Marconi Perillo, que, como líder que é, sempre incentivou minha autonomia política”.
Reconhecida como a mulher mais votada da história de Goiânia, Aava chega ao PSB com capital político consolidado e protagonismo crescente no cenário estadual. Pré-candidata a deputada federal, ela destaca que sua filiação está diretamente ligada à necessidade de fortalecer a atuação partidária, ampliar pontes políticas e construir um campo progressista competitivo em Goiás.
“Assumir o PSB em Goiás vem com a imensa responsabilidade de aprofundar o legado histórico e robusto de quadros fundamentais para o partido e a política goiana e brasileira, como o ex deputado federal Elias Vaz; bem como de replicar experiências partidárias inovadoras, responsáveis, comprometidas com a redução das desigualdades e a justiça climática, como a deputada Tabata Amaral. Vamos fortalecer a presença nos municípios, impulsionar projetos eleitorais, quadros eleitorais de todo o estado e construir uma chapa plural, forte e competitiva para 2026. O PSB tem história, tem projeto nacional e tem muito a contribuir com Goiás”, destacou.
A filiação no Recife será sucedida de um ato político em Goiás, simbolizando um projeto que passa pelas urnas mas vai além delas, fortalecendo as territorialidades que desaguem - como os rios Capibaribe e Araguaia - nos brasis que se veem refletidos nessa construção. Trata-se de um movimento substancialmente revigorado pelas juventudes, mas suficientemente amadurecido, que reúne renovação e preservação de alianças consolidadas e projeção nacional. Ao assumir o comando do PSB em Goiás, Aava Santiago passa a ocupar um papel central na reorganização do cenário político estadual, com foco direto nas eleições de 2026.













