Goiânia recebe Semana dos Migrantes, Refugiados e Apátridas, com programação aberta ao público
Goiânia sediará, entre 26 e 29 de junho, a Semana dos Migrantes, Refugiados e Apátridas de Goiás – um dos principais encontros regionais voltados à promoção de direitos e à valorização da diversidade cultural de quem escolheu o estado para viver. Com o tema “Raízes Diversas, Futuros Compartilhados”, a programação busca dar visibilidade às histórias, aos desafios e às contribuições de pessoas migrantes e refugiadas que encontraram em Goiás um novo lar.
Organizado pela Associação dos Migrantes, Refugiados e Apátridas de Goiás (Amira-GO), o evento contará com atividades gratuitas e abertas ao público, incluindo rodas de conversa, oficinas, palestras e apresentações culturais, além da prestação de serviços como abertura de MEI, vacinação e atendimento jurídico. Os encontros serão realizados em dois espaços centrais: o Auditório CETT da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a sede do Coletivo Centopeia, na Avenida Cora Coralina, 140, no Setor Sul.
Entre os temas em destaque na programação, estão o enfrentamento à xenofobia; direitos de pessoas em situação de apatridia; e caminhos para o fortalecimento de políticas públicas de acolhimento.
O mandato do vereador Fabrício Rosa (PT) apoia o evento e fala sobre a importância institucional da Semana: “É uma oportunidade para avançarmos em políticas de inclusão e de dignidade. Precisamos de uma Casa de Acolhida para Migrantes; de atendimento jurídico especializado às pessoas migrantes e refugiadas; de menos burocracia para tirar e para renovar documentação; de aumento de vagas para agendamento na Polícia Federal; de facilidade no atendimento nas unidades médicas e educacionais por meio de tradutor; de cursos de português; e de oportunidades de trabalho”.
Segundo dados do Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra) – do Observatório das Migrações (OBMigra), ligado à Universidade de Brasília (UnB) –, Goiás reúne mais de 13 mil migrantes registrados, sendo a maior parte (45%) formada por venezuelanos; em seguida, aparecem haitianos (12%) e colombianos (10%).
Além dos debates, a Semana também se propõe a ser espaço de celebração cultural e gastronômica, com destaque para manifestações artísticas de diferentes países, como Peru, Palestina, Cuba, Venezuela, Haiti, Colômbia, Guiné-Bissau, Afeganistão, Líbano e Síria.
A abertura oficial ocorrerá no dia 26 de junho, às 18h, no Auditório CETT da UFG, reunindo lideranças migrantes, representantes de organizações da sociedade civil, universidades e órgãos públicos.
O evento conta com parcerias e com apoio de organizações, incluindo a Cátedra Sérgio Vieira de Melo (UFG) e a Câmara de Goiânia, por intermédio da Ouvidoria de Combate a Crimes Raciais e de Intolerância, da qual o vereador Fabrício Rosa é ouvidor especial. Também estarão presentes o Sebrae, com 30 stands, e a Missão Amar sem Fronteira (Masf).
Serviço:
Semana dos Migrantes, Refugiados e Apátridas de Goiás 2025
Data: 26 a 29 de junho
Locais:
- UFG (Campus I/Centro de Aulas D (1ª Avenida, 815, Setor Leste Universitário);
- UFG (Campus II/Samambaia/ Auditório CETT (Av. Esperança - Vila Itatiaia);
- Praça Cívica;
- Coletivo Centopeia (Av. Cora Coralina, 140, Setor Sul).













