Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Falta de sangue O negativo alerta para necessidade de políticas de reposição do estoque

Falta de sangue O negativo alerta para necessidade de políticas de reposição do estoque

por Edição de notícias publicado 17/07/2025 12h35, última modificação 17/07/2025 12h53
Projeto de meia-entrada para doadores de sangue, aprovado em Plenário, aguarda sanção do prefeito

Material divulgado pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) alertou sobre a crise nos estoques de sangue em Goiás, especialmente do tipo O negativo. A notícia reforça a urgência de políticas públicas que estimulem a doação regular, diante da baixa nos bancos de sangue, especialmente nos meses de férias.

Em sintonia com essa demanda, a Câmara apreciou o Projeto de Lei nº 125/2024, de autoria do vereador Markim Goyá (PRD), que institui o direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer para doadores regulares de sangue e hemoderivados. Com a aprovação em duas votações e já com parecer favorável das comissões permanentes, o projeto aguarda apenas a assinatura do prefeito Sandro Mabel para virar lei. A expectativa é que a regulamentação seja feita por decreto, detalhando como será a comprovação do benefício nos eventos e a fiscalização por parte dos órgãos competentes.

Segundo o projeto, terão direito ao benefício aqueles que comprovarem, por meio de documento oficial expedido pela unidade coletora, ao menos três doações no intervalo de 12 meses. A proposta visa valorizar os doadores e, ao mesmo tempo, funcionar como incentivo direto à adesão de novos voluntários.

“Essa ideia surgiu de uma experiência pessoal. Já precisei de doação para um familiar, e sei o quanto é angustiante. Agora que o projeto foi aprovado na Câmara, precisamos da sanção do prefeito com urgência. É uma medida simples, sem custo para os cofres públicos, e que pode salvar vidas”, afirmou o vereador Markim Goyá.

Vale lembrar que o tipo O negativo é primordial em emergências, já que se configura como doador universal. Segundo o Hemocentro de Goiás, cada doação pode salvar até quatro vidas, e a doação regular é fundamental para manter a segurança dos atendimentos médicos, principalmente nos grandes centros urbanos.

A nova legislação proposta em Goiânia pode se somar aos esforços estaduais, criando uma rede de incentivo permanente à doação de sangue, alinhando benefícios à cidadania e à solidariedade. “É um gesto que vale ouro. O doador regular é um herói anônimo”, reforçou Markim.

Entenda o que prevê o projeto de meia-entrada para doadores:

Benefício: 50% de desconto em eventos culturais, esportivos e de lazer
Critério: 3 doações registradas nos últimos 12 meses
Comprovação: documento oficial emitido por unidade de coleta (Hemocentro ou similares)
Objetivo: aumentar o número de doadores regulares e colaborar com a reposição dos estoques públicos de sangue

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia