Fabrício Rosa lança Edital Muda Mundo para apoio financeiro a projetos de transformação social
O mandato do vereador Fabrício Rosa (PT) anuncia o lançamento do Edital Muda Mundo, direcionado a organizações da sociedade civil e coletivos que desenvolvem trabalhos de impacto positivo em suas comunidades. Com o objetivo de fomentar e reconhecer iniciativas que estão na linha de frente da transformação social, o edital prevê repasse de até R$ 50 mil para cada projeto selecionado. As inscrições ficarão abertas no período de 14 a 31 de outubro.
A iniciativa é uma demonstração prática de um novo modelo de aplicação de recursos de emendas parlamentares, tendo como prioridade a transparência e a participação popular na destinação do dinheiro público. O vereador entende que o edital surge como uma ferramenta para fortalecer financeiramente aqueles que já realizam trabalhos concretos em benefício da população, valorizando quem está na luta por um mundo mais justo e solidário.
"Se você faz parte de uma organização ou coletivo que transforma a vida das pessoas, essa chamada é para você. Esta é uma forma de garantir que o dinheiro público, direcionado por meio de emendas parlamentares, seja distribuído com transparência, justiça e participação popular, valorizando quem está na luta por um mundo melhor", explica Fabrício Rosa.
Democratização de recursos públicos
O Edital Muda Mundo se alinha a uma tendência crescente de fomento a projetos de base, seguindo o exemplo de fundos como o ELAS+ e o Fundo Baobá, que também destinam recursos para iniciativas lideradas por grupos historicamente menos assistidos. Ao adotar um processo seletivo público, o mandato busca não apenas fomentar projetos, mas também fortalecer institucionalmente as organizações, dando-lhes autonomia para responderem com agilidade às demandas de seus territórios.
Transformações reais
O edital é uma oportunidade para projetos que atuam em diversas frentes de impacto social. A prioridade será dada a iniciativas que trabalhem com:
- mobilização social e participação comunitária;
- promoção de direitos humanos, justiça racial e de gênero;
- atividades de formação, geração de trabalho e renda e economia solidária;
- enfrentamento das mudanças climáticas e promoção da justiça socioambiental.
Saiba como participar
Podem se inscrever no Edital Muda Mundo grupos formais (com CNPJ) ou informais (sem CNPJ) que tenham atuação direta no atendimento às comunidades e desenvolvimento de ações de impacto social. O período de inscrições se encerra em 31 de outubro de 2025.
Os selecionados terão a oportunidade de potencializar seu trabalho, recebendo não apenas o apoio financeiro, mas também visibilidade para suas causas, podendo ainda participar de encontros de formação e construção de redes de alianças, elementos considerados fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos projetos.












