Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Fabrício Rosa entrega ao prefeito Sandro Mabel cerca de 10 mil assinaturas contra a Taxa do Lixo

Fabrício Rosa entrega ao prefeito Sandro Mabel cerca de 10 mil assinaturas contra a Taxa do Lixo

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 27/03/2025 16h16, última modificação 27/03/2025 16h16
Em abaixo-assinado proposto pelo vereador, a população se manifestou contra a criação da cobrança extra pelo serviço de limpeza urbana

Durante a prestação de contas do quarto quadrimestre de 2024 da Prefeitura de Goiânia, nesta semana, o vereador Fabrício Rosa (PT) entregou ao prefeito Sandro Mabel (UB) aproximadamente 10 mil assinaturas de goianienses que são contra a criação da Taxa do Lixo. O abaixo-assinado foi proposto pelo parlamentar petista no final do ano passado, quando a Câmara Municipal de Goiânia aprovou, com voto contrário de Fabrício Rosa, a instituição da Taxa de Limpeza Urbana (TLP), conhecida como Taxa do Lixo.

De acordo com a Lei 11.304, de 20 de dezembro de 2024, a Taxa do Lixo pode custar anualmente de R$ 258 a R$ 1.600,08 a depender do tipo, tamanho e função social do imóvel. Para o vereador Fabrício Rosa, é preciso que Goiânia seja gerida levando em conta a busca pela justiça fiscal e social na cobrança de tributos e taxas. “São assinaturas de trabalhadores e trabalhadoras de Goiânia que, nas ruas, nas praças, em terminais e pontos de ônibus, clamam pelo fim dessa futura taxa”, disse o parlamentar ao prefeito.

Segundo Fabrício Rosa, justiça fiscal e social, mesmo com a alegada calamidade financeira na Prefeitura de Goiânia, se faz com cobrança justa de impostos. “Se há uma crise e uma calamidade, não é hora de uma reforma tributária municipal que imponha IPTU progressivo, que imponha combate à sonegação fiscal? E combater a sonegação fiscal significa fazer concurso público. Será que não é hora, de fato, de pensarmos em justiça fiscal em âmbito municipal?”, questionou o vereador.

Durante o tempo de questionamento ao prefeito, o vereador do PT indagou se não é chegada a hora de os grandes milionários de Goiânia apoiarem uma reforma tributária municipal mais justa, a exemplo do que tem sido feito no governo federal. Ao comentar a sugestão de Fabrício Rosa, Sandro Mabel disse que “justiça fiscal é conversa fiada”.


Foto: Reprodução/TV Câmara
Assessoria de comunicação do vereador Fabrício Rosa (PT)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia