Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Fabrício Rosa diz que Mabel deve respeitar a Câmara e buscar justiça fiscal na cobrança de taxas e tributos

Fabrício Rosa diz que Mabel deve respeitar a Câmara e buscar justiça fiscal na cobrança de taxas e tributos

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 27/03/2025 16h24, última modificação 27/03/2025 16h24
Ao dar as boas-vindas ao chefe do Executivo, o vereador do PT lembrou que as democracias podem ter reis, presidentes ou primeiros-ministros, mas sempre com um parlamento forte

Durante a prestação de contas da Prefeitura de Goiânia referente ao 4º quadrimestre de 2024, o vereador Fabrício Rosa (PT) conclamou o prefeito Sandro Mabel (UB) a estar presente na Câmara Municipal da Capital e a respeitar os parlamentares do município. O petista usou seu tempo de inscrição na reunião da Comissão Mista, que ocorreu na manhã de segunda-feira (24/3) no plenário da Casa, para propor ao chefe do Executivo uma cobrança de impostos feita com justiça fiscal.

“Nós conhecemos democracias com reis e sem reis, com presidentes e sem presidentes, com prefeitos e sem prefeitos. Mas nós não conhecemos democracias sem parlamento. Mesmo nas democracias construídas após revoluções populares mais intensas, nós encontramos parlamentos fortes - Rússia, China, Cuba - ou nas democracias liberais - Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos. Portanto, eu quero conclamar o prefeito a estar presente”, afirmou o vereador.

Para Fabrício Rosa, estar presente é respeitar o parlamento, não apenas cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal ou a legislação municipal. “A pergunta que faço, sr. prefeito, na esteira da artificial criação de uma calamidade financeira - porque as crises da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) são crises históricas -, qual é o plano, qual é o cronograma?”

Continua o vereador: “Além disso, nós precisamos que esse cronograma de trabalho que o sr. deve apresentar atenda aos mais pobres, à saúde das mães periféricas, às pessoas que estão na informalidade”.

Justiça fiscal
O vereador do PT indagou também se não é chegada a hora de os grandes milionários de Goiânia apoiarem uma reforma tributária municipal mais justa, a exemplo do que tem sido feito no governo federal. Ao comentar a sugestão de Fabrício Rosa, Sandro Mabel disse que “justiça fiscal é conversa fiada”.

“Se há uma crise e uma calamidade, não é hora de uma reforma tributária municipal que imponha IPTU progressivo, que imponha combate à sonegação fiscal? E combater a sonegação fiscal significa fazer concurso público. Será que não é hora, de fato, de pensarmos em justiça fiscal em âmbito municipal?”, perguntou Fabrício Rosa.

De acordo com o petista, a alegação do prefeito Sandro Mabel de que existe uma calamidade financeira na Prefeitura de Goiânia aparenta ser uma tentativa de dar menos transparência e menos respeito à legalidade das leis de licitação, tanto à antiga quanto à nova legislação que trata do assunto.

“Me parece que há uma tentativa de abrir uma fenda na legislação para seguir os caminhos do governo estadual, que reduz a fiscalização, reduzindo as licitações e ampliando outras modalidades de contratação. É preciso estar atento e, enquanto vereador, estarei atento.”

Críticas ao modelo de fiscalizações
Ao lembrar que é policial há 25 anos, o vereador Fabrício Rosa disse ao prefeito que não concorda com o modelo de fiscalização adotado pela atual gestão da Capital. “É preciso respeito na fiscalização. Não concordo com fiscalizações imprevisíveis, violentas, desrespeitosas, que são feitas apenas para aparecer no TikTok”, declarou o parlamentar.

O petista afirmou que Goiânia espera um prefeito que se diferencie da gestão Rogério Cruz. “Aqueles mesmos que passaram aqui sugerindo, argumentando, em geral compunham a base do prefeito Rogério Cruz. Nós queremos uma gestão diferente, que de fato atenda aos mais pobres, enfrente a corrupção e traga eficácia na sua gestão.”

Foto: Gustavo Mendes/Câmara de Goiânia

Assessoria de comunicação do vereador Fabrício Rosa (PT)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia