Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Doutora Rose Cruvinel propõe criação da primeira Avenida Gastronômica de Goiânia

Doutora Rose Cruvinel propõe criação da primeira Avenida Gastronômica de Goiânia

por Edição de notícias publicado 18/09/2025 09h35, última modificação 18/09/2025 15h24
Projeto prevê realização de eventos anuais; capacitação para empreendedores; e promoção da culinária regional
Doutora Rose Cruvinel propõe criação da primeira Avenida Gastronômica de Goiânia

Foto: Gabinete da Vereadora

A vereadora Doutora Rose Cruvinel (União Brasil) apresentou, na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 421/2025) que transforma a Avenida dos Flamboyants, no Parque das Laranjeiras, no primeiro polo gastronômico e turístico da capital.

A proposta cria uma Zona Especial de Interesse Gastronômico (Zeig), com regras claras para organizar o espaço urbano, para estimular o turismo e para gerar emprego e renda, em acordo com o que a comunidade local requerer. “A gastronomia é um patrimônio cultural que movimenta a economia e que fortalece a identidade da cidade”, afirmou a parlamentar.

O texto prevê realização de eventos anuais; capacitação para empreendedores; e promoção da culinária regional. Uma das exigências corresponde à oferta de pelo menos 30% de pratos típicos goianos nos cardápios dos estabelecimentos.

O projeto também determina padrões de acessibilidade, de sustentabilidade e de padronização arquitetônica, valorizando a cultura local e garantindo ambiente organizado para moradores e para visitantes.

Se aprovada, a criação da  Avenida Gastronômica de Goiânia será referência no país, unindo cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia