Comunidade se mobiliza contra projeto de estacionamentos no Parque das Laranjeiras
A comunidade do Parque das Laranjeiras, na Região Leste de Goiânia, está revoltada com um projeto que pretende substituir áreas verdes por vagas de estacionamento. Por isso, uma audiência pública foi marcada para esta quarta-feira (26), às 18 horas, mas o clima de insatisfação já ficou evidente na noite de terça-feira (25), quando uma manifestação convocada pelo vereador Fabrício Rosa (PT) mobilizou dezenas de moradores.
Durante o ato, residentes fizeram discursos de repúdio contra o que classificaram como “estratégia insana”. O projeto em questão prevê a criação de 190 vagas de estacionamento ao longo das vias do bairro, especialmente na Alameda dos Flamboyants.
Proposta pelo mandato de Fabrício Rosa, a audiência púbica será realizada na Praça dos Namorados, no Parque das Laranjeiras, e representa oportunidade crucial para a comunidade ser ouvida por gestores públicos. Além disso, o mandato também entrou com liminar e com processo judicial (número 5977167-27.2025.8.09.0051) para impedir o prosseguimento do projeto.
Em ato simbólico de resistência e de proposição, moradores, junto com o Instituto Plantadores de Água, organizaram “O Plantio da Resistência”, que consiste em uma manhã dedicada à plantação de árvores, na Praça das Mangueiras, no Parque das Laranjeiras, neste sábado, das 8 às 11 horas.
Em publicação no Instagram, o instituto afirma que a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) não autorizou a retirada de árvores e que esse tipo de projeto deve ser discutido com a comunidade.
Portanto, a ação visa reforçar a defesa das áreas verdes e a importância da arborização para a qualidade de vida no bairro.
Projeto e mobilização
Um plano inicial, elaborado por empresários, chegou a incluir mais de 500 vagas, sendo 330 em áreas verdes, mas foi negado pela Prefeitura de Goiânia, que finaliza o projeto. A justificativa para a intervenção é atender ao comércio local, em especial bares e restaurantes.
No entanto, moradores apontam problemas e já iniciaram um abaixo-assinado online em protesto. Os principais pontos de contestação incluem: destruição desnecessária de áreas verdes; falta de diálogo com moradores; interesses privados sobre o coletivo; risco ambiental e de alagamento. Por fim, substituir áreas verdes por concreto elimina benefícios essenciais para a qualidade de vida urbana, como a regulação térmica, a purificação do ar e a permeabilização do solo.
O sentimento que ecoou na manifestação de terça-feira e que deve guiar a audiência pública foi resumido em uma frase dos moradores: "Defender os jardins e as árvores é defender a vida!".
O mandato do vereador Fabrício Rosa convoca a imprensa e a população para participar do debate e para defender o patrimônio verde do bairro.
Serviço:
Audiência Pública "Nosso Parque Não é Garagem! Por Mais Calçadas, Árvores e Jardins! Estacionamentos, Não!"
Data: 26 de novembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Praça dos Namorados – Alameda dos Flamboyants, Parque das Laranjeiras
Em caso de chuva, audiência ocorrerá em local coberto.
Plantio de Árvores - “Plantio da Resistência”
Data: 29 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 8 às 11 horas
Local: Praça das Mangueiras, Parque das Laranjeiras













