Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / CCJ da Câmara de Goiânia rejeita veto a projeto que prevê distribuição gratuita de sutiãs pós-mastectomia

CCJ da Câmara de Goiânia rejeita veto a projeto que prevê distribuição gratuita de sutiãs pós-mastectomia

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 19/03/2025 16h12, última modificação 19/03/2025 16h12
Goiânia será a primeira capital do Brasil a garantir esse direito às mulheres em situação de vulnerabilidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia rejeitou, nesta quarta-feira (19), o veto integral ao Projeto de Lei nº 400/2023, de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB). A proposta cria um programa municipal para distribuir gratuitamente sutiãs pós-mastectomia e/ou reconstrução mamária a mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Caso o veto também seja derrubado pelo plenário, Goiânia será a primeira capital do Brasil a oferecer essa iniciativa pioneira.

A medida busca garantir não apenas o suporte físico adequado para mulheres que passaram por mastectomia ou reconstrução mamária, mas também promover dignidade, autoestima e inclusão social. O projeto prevê que a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social seja responsável por definir os critérios de acesso ao benefício. Além disso, permite que o Poder Executivo celebre parcerias com organizações da sociedade civil, instituições de saúde e empresas privadas para ampliar o atendimento.

“Existem indicadores no próprio SUS que demonstram que a ausência de certos itens, como o sutiã pós-cirúrgico, pode fazer com que muitas mulheres precisem retornar à mesa de cirurgia. Ou seja, qual é o custo de uma cirurgia e o retorno de uma paciente cirúrgica para o SUS devido a complicações no pós-operatório, comparado ao custo de um sutiã?  A peça, comprada no varejo, varia de 80 a 120 reais, podendo chegar a 250 reais, dependendo da gravidade da cirurgia e da extração mamária. No entanto, se essa mulher precisar retornar ao SUS para corrigir complicações, o custo da cirurgia pode chegar a 10 mil reais, sem contar o risco de morte envolvido e a possibilidade de internação em UTI, já que não se trata de um procedimento simples. Um item como o sutiã pós-cirúrgico poderia evitar complicações no pós-operatório, representando uma economia substancial para o SUS e para o município de Goiânia, além de preservar a vida da paciente”, afirma a vereadora Aava Santiago.


Iniciativa inovadora e impacto social

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 73 mil novos casos de câncer de mama por ano até 2025. O tratamento da doença muitas vezes inclui a mastectomia, que, além dos desafios físicos, pode impactar profundamente a autoestima e o bem-estar emocional das pacientes. Os sutiãs pós-mastectomia são essenciais para o conforto e recuperação, mas o alto custo – que varia entre R$ 150 e R$ 500 – torna o acesso difícil para muitas mulheres em situação de vulnerabilidade.

Com a aprovação definitiva do projeto, Goiânia se tornará referência nacional ao garantir esse direito pioneiro. “Vamos fazer história e mostrar que políticas públicas sensíveis e eficazes fazem a diferença na vida das pessoas. Essa iniciativa pode inspirar outras capitais a seguirem o mesmo caminho”, destaca Aava Santiago.

O veto ao projeto ainda será submetido ao plenário da Câmara Municipal. Se derrubada, a proposta seguirá para sanção ou promulgação, consolidando um marco inédito na luta pela dignidade das mulheres em Goiânia.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia