Câmara inicia debate sobre criação do Dia Municipal do Lixo Zero em Goiânia
O Plenário da Câmara de Goiânia iniciou, na última quarta-feira (28), a discussão sobre a criação do Dia Municipal do Lixo Zero no calendário de eventos da Capital. O projeto é do vereador Lucas Kitão (União Brasil) e foi aprovado por unanimidade na primeira votação.
O projeto de lei contava com um relatório pelo arquivamento, do vereador Léo José (Solidariedade). Segundo o texto, já havia uma semana do Lixo Zero. No entanto, o vereador Bruno Diniz (MDB) apresentou voto em separado. De acordo o parlamentar, existe uma diferença semântica e esse tipo de propositura não deveria ser arquivada.
Conforme proposto, a criação do dia municipal – a ser comemorado em 30 de março – contribui para o avanço da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável. O propósito da data é conscientizar a sociedade e promover o desenvolvimento da Capital.
A proposta, de acordo com Kitão, valoriza projetos já existentes – como a Jornada Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero e que já coletou mais de 30 toneladas de materiais recicláveis.
“O setor de resíduos sólidos contribui significativamente para emissão de gases de efeito estufa em ambientes urbanos e para perda de biodiversidade. Ações como esta podem promover boa gestão de resíduos, além de minimizar e prevenir desperdício e poluição”, justificou o parlamentar.
O projeto segue em tramitação na Casa e ainda precisa ser aprovado em segunda votação.