Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Câmara derruba veto à criação do Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas

Câmara derruba veto à criação do Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas

por Edição de notícias publicado 09/04/2025 17h41, última modificação 09/04/2025 17h41
Proposto pela vereadora Kátia (PT), fórum terá objetivo de desenvolver estratégias e de propor medidas para enfrentar impactos de mudanças climáticas na capital

O Plenário da Câmara de Goiânia derrubou, nesta quarta-feira (9), veto integral do ex-prefeito Rogério Cruz ao projeto de lei 458/2023. De autoria da vereadora Kátia (PT), a matéria cria o Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas. A decisão contou com 19 votos favoráveis à derrubada, contra cinco votos que defenderam a manutenção do veto – quatro votos da bancada do PL e o do vereador Igor Franco (MDB), líder do atual prefeito.

“É uma pena que a pauta ideológica se sobreponha à responsabilidade com a qualidade de vida e com a segurança dos goianienses”, criticou Kátia. “A criação de um fórum permanente para discutir mudanças climáticas é fundamental neste momento em que vivemos. É uma forma de garantir o desenvolvimento sustentável de Goiânia.”

O Fórum será uma instância consultiva, vinculada e coordenada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), com o objetivo de desenvolver estratégias e de propor medidas para enfrentar impactos de mudanças climáticas na capital. De acordo com a vereadora, a proposta visa preparar a cidade para eventos climáticos extremos, como os que têm ocorrido com frequência durante o período chuvoso.

“Goiânia está se diluindo a cada chuva”, alertou Kátia. “A Marginal Botafogo transborda; há inúmeros pontos de alagamento, tragédias e incidentes graves. Esse fórum é o espaço para o poder público, as universidades e o setor produtivo se reunirem e planejarem ações estruturantes para enfrentarmos essas situações.”

O projeto prevê a participação, além da Amma, de órgãos como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Habitação; Defesa Civil; Corpo de Bombeiros; SMT; Saneago; UFG; IFG; PUC-GO; UEG; Acieg; Fieg; Faeg; OAB, entre outras entidades e secretarias municipais.

“Há um ano lutamos pela criação deste fórum. Me causou estranheza o veto do então prefeito”, disse Kátia. “Não podemos seguir criando gabinetes de crise toda vez que a cidade enfrenta problemas com as chuvas. É preciso planejamento, além de medidas permanentes e eficazes.”

Com a derrubada do veto, a lei será promulgada pela Câmara. A partir disso, órgãos e entidades deverão ser convocados para iniciar o funcionamento do Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas.

“O que queremos é garantir segurança e qualidade de vida para os goianienses. Queremos uma cidade que cresça com sustentabilidade”, concluiu a vereadora.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia