Câmara aprova requerimento de informações sobre repasses federais para saúde em Goiás
A Câmara de Goiânia aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (7), requerimento, de autoria da vereadora Kátia (PT), solicitando ao Ministério da Saúde informações oficiais sobre repasses federais destinados a Goiás. O pedido tem como objetivo esclarecer alegações feitas pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que moveu ação no Supremo Tribunal Federal (STF), acusando o Governo Federal de falhas nos repasses para o financiamento da saúde estadual.
De acordo com o requerimento, a iniciativa busca garantir transparência e esclarecimento público diante da repercussão política e social do tema, além de assegurar o acesso da população a informações oficiais sobre a execução financeira dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás.
Vice-presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, Kátia afirmou que o requerimento pretende “confrontar dados e apresentar à população a verdade sobre investimentos em saúde no estado”. “Apresentamos o requerimento para que o Ministério da Saúde possa nos enviar dados oficiais e para que a gente possa fazer esse confronto com informações apresentadas pelo governador, esclarecendo, para a população de Goiás, o que de fato está acontecendo na saúde”, explicou a vereadora.
Em seu discurso na tribuna, a parlamentar criticou o posicionamento do governador, que, segundo ela, tenta transferir responsabilidades à União. “O governador Ronaldo Caiado só trabalha para terceirizar. Ele terceirizou as unidades de saúde do estado e quer agora terceirizar a culpa pela sua má gestão. A fatura desse caos é de responsabilidade dele, mas ele quer colocar no colo do Governo Federal”, afirmou.
Discurso eleitoreiro
Kátia destacou ainda que, em suas visitas pelo interior, tem observado ações concretas do Governo Federal na área da saúde, enquanto o governo estadual, segundo ela, tem se mostrado omisso. “O que vejo, por onde ando no estado, é o Governo Federal investindo na saúde em Goiás, construindo unidade básica de saúde e UPAs; e investindo na carreira dos servidores da saúde, coisas que a gente não vê por parte do Governo do Estado”, apontou.
Para a vereadora, há inconsistências entre o discurso do governador e os dados oficiais. “Há disparidade entre o que o governador apresenta e os dados do Governo Federal. Queremos, então, apresentar a informação correta. A população de Goiás merece serviço digno, de qualidade e a verdade”, completou.
Questionada sobre a possibilidade de motivação político-eleitoral para a ação do governador no STF, Kátia afirmou que não restam dúvidas. “Com toda certeza. O governador Caiado trabalha na sua pré-candidatura à presidência, mas sente o desespero de não crescer nas pesquisas e de não conseguir consenso em torno de sua candidatura nem dentro da sua federação [formada pelos partidos União Brasil e Progressistas]”, criticou. “Ele pode fazer sua pré-campanha, é legítimo, mas não pode se descuidar do estado de Goiás, que enfrenta sérios problemas. Ele foi eleito para governar Goiás, e os problemas aparecem todos os dias. Ele precisa assumir e buscar soluções”, concluiu a parlamentar.













