Câmara aprova criação do Dia Municipal do Lixo Zero
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (21), projeto de lei (PL 36/2025) que institui o Dia Municipal do Lixo Zero – a ser comemorado em 30 de março. De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
Segundo o texto, a criação da data contribuirá para o avanço da Agenda 2030 – plano de ação global da Orgganização das Nações Unidas (ONU), que estabelece objetivos de desenvolvimento sustentável.
De acordo com Kitão, a iniciativa visa à conscientização da população goianiense e à valorização de projetos já existentes – como a Jornada Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero e que já coletou mais de 30 toneladas de materiais recicláveis.
“Nós temos um setor de resíduos sólidos que contribui significativamente para emissão de gases de efeito estufa em ambientes urbanos e para perda de biodiversidade. Ações sustentáveis promovem boa gestão de resíduos, além de minimizar e de prevenir desperdício e poluição”, afirmou o vereador.












