Audiência pública discute saúde de crianças e de adolescentes trans
Na noite desta quarta-feira (7), a audiência pública Cuidar com Respeito: Saúde de Crianças e Adolescentes Trans foi realizada na Estação Ferroviária de Goiânia. O evento, proposto pelo vereador Fabrício Rosa (PT), contou com presença de aproximadamente 100 pessoas, entre mães, pais, ativistas pela proteção dos direitos humanos e outros profissionais.
A audiência foi marcada principalmente pelos relatos de mães de crianças trans. Elas denunciaram a ausência de políticas públicas, o preconceito e a violência cotidiana enfrentada por seus filhos. Suas falas evidenciaram a urgência de um sistema de saúde acolhedor e capacitado para atender crianças e adolescentes trans com respeito e com dignidade.
O debate reuniu parlamentares, profissionais da saúde, mães de crianças trans, juristas e ativistas dos direitos humanos. Estiveram presentes o deputado estadual Mauro Rubem (PT); o vereador Professor Edward (PT); além de Óttoni Rodrigues, psicólogo, representando o Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP-GO); Thiago Linhares, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-GO; Rafael Balduíno, defensor público, subcoordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública de Goiás; Victor Hipólito, gerente de Promoção LGBTQIA+ da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh); e Rafaela Damasceno, assistente social do Ambulatório Trans de Senador Canedo.