Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Audiência debate gestão da saúde pública por organizações sociais

Audiência debate gestão da saúde pública por organizações sociais

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 10/06/2025 17h20, última modificação 11/06/2025 13h21
Proposto pelo vereador Fabrício Rosa (PT), debate abordará como mudança em modelo de gestão oferece riscos para serviços essenciais à população
Audiência debate gestão da saúde pública por organizações sociais

Arte: Assessoria do Vereador

Por iniciativa do vereador Fabrício Rosa (PT), a Câmara de Goiânia promoverá, nesta quarta-feira (11), às 15 horas, audiência para debater a gestão da saúde pública por organizações sociais.

A Prefeitura de Goiânia conta com projeto que pode transferir a gestão da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) para organizações sociais. De acordo com o parlamentar, a mudança colocaria em risco serviços essenciais, como unidades de saúde dos bairros, Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "A medida, que dispensa concursos públicos e que reduz o controle social, ameaça tornar precário o atendimento à população, especialmente para quem depende exclusivamente do SUS", afirmou.

A população tem sido prejudicada: já enfrenta filas, falta de médicos e pode ter acesso a serviços ainda mais frágeis devido à terceirização, segundo o vereador. Os profissionais também enfrentam problemas, uma vez que, na atual realidade, podem ser contratados sem direitos trabalhistas, com salários reduzidos e sob condições precárias.

Fabrício Rosa alerta para o risco de o SUS se tornar, em Goiânia, um negócio para entidades privadas, sem transparência e com histórico de corrupção. Para o parlamentar, a implementação do modelo de organizações sociais também pode gerar atrasos salariais e piorar a qualidade do atendimento.

"É um compromisso do mandato não permitir que a saúde pública se torne refém de interesses privados. É fundamental que a mobilização aconteça para o SUS permanecer como sistema integral, público e de qualidade", concluiu.

Serviço:

Audiência Pública - Organizações Sociais e o Desmonte da Saúde Pública em Goiânia
Data: 11 de junho de 2025 (quarta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Auditório Carlos Eurico - Câmara de Goiânia

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia