Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Audiência pública debate avanços e desafios no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Audiência pública debate avanços e desafios no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

por Edição de notícias publicado 27/05/2025 15h35, última modificação 27/05/2025 16h03
Debate integra ações da Campanha Faça Bonito. Participantes discutirão medidas urgentes e estruturais para garantir proteção de meninas e de meninos em Goiânia
Audiência pública debate avanços e desafios no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Foto: Millena Cristina

A vereadora Kátia (PT) promoverá, nesta quarta-feira (28), às 13 horas, audiência pública para discutir avanços e desafios das políticas públicas no enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes. O debate, na Câmara de Goiânia, integra ações da Campanha Faça Bonito, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A audiência reunirá representantes do poder público, de conselhos tutelares e de entidades da sociedade civil, além de profissionais da rede de proteção. Os participantes debaterão medidas urgentes e estruturais para garantir a proteção de meninas e de meninos em Goiânia.

Realidade

De acordo com dados recentes da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), o estado registrou 793 casos de estupro de vulnerável apenas nos quatro primeiros meses de 2025. Entre 2018 e 2024, mais de nove mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual no estado, sendo a maioria das vítimas formada por meninas negras e em situação de vulnerabilidade; em grande parte das ocorrências, os crimes foram cometidos dentro de casa. Além disso, a cada hora, cerca de 13 garotas são violentadas em Goiás, conforme divulgado pelo Atlas da Violência de 2025, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desse total, cerca de 90% das vítimas são meninas; aproximadamente 80% dos crimes são cometidos dentro de casa por familiares ou por pessoas próximas, conforme apontou a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Kátia destaca que, apesar dos avanços nas políticas públicas, como o fortalecimento das redes de atendimento e campanhas de conscientização, a realidade ainda é alarmante e exige respostas firmes, integradas e contínuas.

“Falar sobre violência sexual contra crianças e adolescentes é romper o silêncio; é proteger quem mais precisa. Precisamos ouvir profissionais que estão na ponta; acolher denúncias da sociedade; e propor ações que garantam futuro seguro e digno para nossas crianças”, ressalta a parlamentar.

A Campanha Faça Bonito, que mobiliza o país neste mês, tem como símbolo uma flor amarela e representa o cuidado que a infância merece. Durante a audiência, serão apresentados relatos de vítimas e de profissionais da saúde, da educação, da assistência social, da segurança pública e da Justiça, além de propostas para aperfeiçoar o atendimento às vítimas e para ampliar a prevenção.

Serviço:

Audiência Pública: Avanços e Desafios das Políticas Públicas para Enfrentamento das Violências Sexuais Contra Crianças e Adolescentes em Goiânia

Data: 28 de maio (quarta-feira)

Horário: 13 horas

Local: Plenário da Câmara de Goiânia

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia