Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Após denúncia de Aava Santiago, TCM suspende fechamento do CMEI Orlando Alves Carneiro

Após denúncia de Aava Santiago, TCM suspende fechamento do CMEI Orlando Alves Carneiro

por Edição de notícias publicado 28/04/2025 11h43, última modificação 28/04/2025 11h43
Decisão determina que a Prefeitura suspenda o fechamento do CMEI e elabore um plano para transferir toda a escola a um novo local próximo, preservando sua estrutura e evitando a dispersão dos alunos; Secretaria de Educação é notificada a explicar a antecipação do encerramento
Após denúncia de Aava Santiago, TCM suspende fechamento do CMEI Orlando Alves Carneiro

Foto: Millena Cristina

O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) acolheu o pedido de medida cautelar apresentado pelo Ministério Público de Contas após denúncia da vereadora Aava Santiago (PSDB) e determinou a suspensão imediata do fechamento do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Orlando Alves Carneiro, localizado no Setor Campinas, em Goiânia.

Na decisão, o conselheiro relator Valcenôr Braz ordena que o município de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), se abstenha de encerrar as atividades do CMEI até que apresente a devida motivação para o fechamento, conforme exigem o §1º do art. 50 da Lei nº 9.784/99 e o art. 2º da Lei Estadual nº 13.800/10. A Prefeitura também deverá elaborar um planejamento adequado para a instalação de uma nova estrutura e para a realocação provisória de alunos e servidores, com participação do Conselho Municipal de Educação.

Além disso, o TCM determinou a notificação da secretária municipal de Educação, Giselle Pereira Campos Faria, para que, no prazo fixado, apresente informações e justificativas sobre a decisão de antecipar o fechamento para o dia 28 de abril. A gestora também deverá comprovar documentalmente as condições de funcionamento do prédio e a existência de alvará regular.

O pedido de intervenção foi protocolado pela vereadora Aava Santiago no dia 14 de abril e teve parecer favorável do Ministério Público de Contas na sexta-feira (25). Na manhã do mesmo dia, a parlamentar esteve no CMEI Orlando Alves Carneiro e presenciou o desespero de pais, que foram surpreendidos ao tentar deixar seus filhos na escola e descobrirem que as crianças haviam sido removidas do sistema de matrícula, sem qualquer aviso prévio. A exclusão dos registros impediu o acesso dos alunos, gerando revolta e insegurança entre as famílias.

“A decisão do TCM é uma vitória da educação pública e da comunidade do Setor Campinas. Não podemos admitir o fechamento arbitrário de uma escola sem planejamento e sem respeito às famílias. Vamos seguir vigilantes para garantir que o direito das crianças à educação seja preservado e que os trabalhadores da educação sejam respeitados”, comemorou Aava Santiago.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia