Aava Santiago participa de agenda com Marina Silva e projeta protagonismo do Cerrado na COP-30
A vereadora Aava Santiago (PSDB) participou, na tarde desta quinta-feira (7), em Brasília, da divulgação oficial dos dados de desmatamento nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Convidada pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, Aava foi a única parlamentar do Centro-Oeste presente na coletiva, realizada na sede do ministério.
A agenda foi promovida pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável pelo sistema Deter, que monitora áreas sob alerta de desmatamento em todo o país. Os dados consolidados do período de agosto de 2024 a julho de 2025 mostram uma redução de 21% no desmatamento do Cerrado e de 72% no Pantanal, além de uma alta de 4% na Amazônia, influenciada por queimadas e eventos climáticos extremos. O resultado foi considerado um avanço importante na média geral, com destaque para o fortalecimento das ações de fiscalização do Ibama e dos órgãos ambientais.
“Estar ao lado da ministra Marina Silva nesse momento tão simbólico reforça nosso compromisso com a proteção dos biomas brasileiros, em especial o Cerrado, que é o mais devastado e menos protegido. Essa apresentação é mais do que um diagnóstico técnico, é um chamado à ação política. Os resultados dos esforços do governo federal, do Ministério do Meio Ambiente, do INPE, IBAMA e ICMBio são impressionantes. É uma honra gigante ser a única parlamentar presente, recebendo os dados em primeira mão, com o compromisso de posicionar o nosso Cerrado como prioridade nacional e global na COP-30”, afirmou Aava.
Reconhecida por sua atuação em defesa do meio ambiente, Aava tem liderado uma articulação que busca romper a invisibilidade do Cerrado nos debates climáticos e garantir que o bioma, fundamental para os ciclos hídricos do país, tenha o destaque que merece na agenda ambiental brasileira.
A participação na coletiva integra um conjunto de ações preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém (PA), em 2025. Aava defende que as cidades devem assumir protagonismo no enfrentamento da crise climática, conectando políticas públicas locais aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.
“A COP-30 será um divisor de águas para o país. E Goiânia não pode ser espectadora, precisa ser protagonista. Estamos construindo um mandato que entende a emergência climática e trabalha para inserir nossa cidade nas soluções de futuro. O meio ambiente não pode mais ser tratado como pauta periférica”, completou a vereadora.
Descrição da foto: Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e vereadora Aava Santiago (PSDB)