Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Aava Santiago entrega Carta Goiana para a COP30 a Gilberto Gil e à ministra Sonia Guajajara

Aava Santiago entrega Carta Goiana para a COP30 a Gilberto Gil e à ministra Sonia Guajajara

por Edição de notícias publicado 12/11/2025 16h30, última modificação 13/11/2025 10h56
Vereadora convidou cantor para ser embaixador das ações em defesa do Cerrado e apresentou propostas que colocam bioma no centro da agenda climática nacional
Aava Santiago entrega Carta Goiana para a COP30 a Gilberto Gil e à ministra Sonia Guajajara

Foto: Assessoria da Vereadora

A vereadora Aava Santiago (PSDB), integrante da Bancada Feminina e da Bancada do Clima na Câmara de Goiânia, participou das atividades da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), na tarde dessa terça-feira (11), em Belém. Representando o Parlamento Municipal Brasileiro, a parlamentar apresentou a Carta Goiana para a COP30 – documento que reúne compromissos e propostas concretas de proteção e de restauração do Cerrado.

Durante o evento, Aava entregou a carta ao cantor e ex-ministro Gilberto Gil e à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, reforçando a importância de unir ciência, cultura e protagonismo social em torno de um novo pacto ecológico nacional. A vereadora também convidou Gilberto Gil para ser embaixador das ações e dos compromissos em defesa do Cerrado, destacando o papel simbólico e transformador da arte na mobilização pela causa ambiental.

“O Cerrado é o coração vivo do Brasil – o berço das águas que abastecem o país inteiro. Quando convidamos o Gil, é porque entendemos que arte e cultura têm papel essencial para sensibilizar o mundo sobre a urgência de proteger esse território. Precisamos transformar o amor pelo Cerrado em compromisso político e em ação coletiva”, afirmou Aava Santiago.

Entre as ações apresentadas na Carta Goiana, estão a criação de um Fundo Nacional de Proteção e de Restauração do Cerrado; o fortalecimento de políticas de Educação Ambiental e de Cultura Cerradeira; e a implantação de uma Rede Nacional de Apoio Técnico e de Capacitação Climática, em parceria com universidades e institutos federais. O documento também propõe a criação do Instituto Nacional do Cerrado (INC), além de incentivos à transição agroecológica e à soberania alimentar.

“O Cerrado é o bioma mais invisibilizado do Brasil, mas é também o mais estratégico para o nosso futuro. É nele que se decide o destino das águas, do clima e da segurança alimentar do país. O que levamos à COP30 é um chamado para que o mundo olhe para o Cerrado com a mesma urgência com que a natureza grita”, concluiu a vereadora.

Aava Santiago permanece em Belém até o fim da semana, participando de debates sobre adaptação climática urbana, justiça social e infância, reforçando sua atuação em defesa de uma transição ecológica justa e inclusiva.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia