Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ debate políticas públicas em Goiânia

4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ debate políticas públicas em Goiânia

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 26/08/2025 17h37, última modificação 26/08/2025 17h37
Evento contou com a participação do mandato do vereador Fabrício Rosa e reuniu demandas municipais para levar à etapa nacional em Brasília

Realizado neste fim de semana (22 e 23), em Goiânia, a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Goiás. O evento se configura como um espaço fundamental de participação social para a formulação de políticas públicas voltadas para a promoção e defesa dos direitos da comunidade queer.

A conferência reuniu as demandas dos representantes municipais de todo o Estado, que se organizaram em grupos de trabalho para discutir propostas em eixos temáticos como trabalho, empregabilidade, combate à violência e outros temas relacionados aos LGBTQIA+. O objetivo central foi a elaboração de um caderno de propostas que traduza as necessidades goianas. O documento será apresentado na 4ª Conferência Nacional, marcada para os dias 21 e 25 de outubro de 2025, em Brasília.

A participação do mandato do vereador Fabrício Rosa (PT) destacou-se durante os trabalhos. Fabrício, que é o primeiro parlamentar assumidamente gay a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal da capital, esteve nos debates dos grupos de trabalho, contribuindo ativamente para a construção das proposições que serão levadas à etapa nacional. A atuação do mandato reforçou o compromisso de dar voz e representatividade à população LGBTQIA+ no poder legislativo municipal.

A conferência teve as seguintes cidades representadas: Goiânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Jataí, região metropolitana do entorno do DF (Valparaíso, Novo Gama, Águas Lindas, entre outras) com 120 delegadas/os escolhidas/os nas etapas prévias municipais que foram realizadas em maio deste ano.

As conferências têm três etapas, municipal, estadual e nacional. Elas buscam promover diálogo entre o poder público, a sociedade civil organizada e a comunidade queer. A etapa estadual em Goiás é um elemento importante para a garantia de que a diversidade e as especificidades locais sejam consideradas na construção da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia