4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ debate políticas públicas em Goiânia
Realizado neste fim de semana (22 e 23), em Goiânia, a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Goiás. O evento se configura como um espaço fundamental de participação social para a formulação de políticas públicas voltadas para a promoção e defesa dos direitos da comunidade queer.
A conferência reuniu as demandas dos representantes municipais de todo o Estado, que se organizaram em grupos de trabalho para discutir propostas em eixos temáticos como trabalho, empregabilidade, combate à violência e outros temas relacionados aos LGBTQIA+. O objetivo central foi a elaboração de um caderno de propostas que traduza as necessidades goianas. O documento será apresentado na 4ª Conferência Nacional, marcada para os dias 21 e 25 de outubro de 2025, em Brasília.
A participação do mandato do vereador Fabrício Rosa (PT) destacou-se durante os trabalhos. Fabrício, que é o primeiro parlamentar assumidamente gay a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal da capital, esteve nos debates dos grupos de trabalho, contribuindo ativamente para a construção das proposições que serão levadas à etapa nacional. A atuação do mandato reforçou o compromisso de dar voz e representatividade à população LGBTQIA+ no poder legislativo municipal.
A conferência teve as seguintes cidades representadas: Goiânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Jataí, região metropolitana do entorno do DF (Valparaíso, Novo Gama, Águas Lindas, entre outras) com 120 delegadas/os escolhidas/os nas etapas prévias municipais que foram realizadas em maio deste ano.
As conferências têm três etapas, municipal, estadual e nacional. Elas buscam promover diálogo entre o poder público, a sociedade civil organizada e a comunidade queer. A etapa estadual em Goiás é um elemento importante para a garantia de que a diversidade e as especificidades locais sejam consideradas na construção da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.












