Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / Vereadora denuncia venda de terreno de regularização fundiária e apresenta decreto para coibir prática

Vereadora denuncia venda de terreno de regularização fundiária e apresenta decreto para coibir prática

por Mayara Caramaschi de Mello publicado 11/04/2023 18h05, última modificação 11/04/2023 18h05

A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) denunciou que uma pessoa recebeu um terreno da Prefeitura por meio do processo de regularização fundiária, mas além de não ocupar o imóvel, vendeu o lote, abaixo do valor avaliado.

A certidão comprova que, em 5 de outubro do ano passado, a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária repassou o terreno, avaliado em 412 mil reais, a Moisés Almeida Silva. E que, em março de 2023, Moisés vendeu o imóvel a Nazareno Gonçalves Ferreira Júnior por 270 mil reais.

Segundo a parlamentar, o venda do terreno fere a lei federal 13.465 e a lei municipal 10.231, que condicionam o processo de regularização fundiária ao atendimento a famílias de baixa renda com o direito à moradia. No caso da lei municipal, para ser contemplado, o interessado precisa ter ocupado o imóvel há mais de cinco anos.


Sabrina Garcez afirma que esse tipo de problema pode se repetir e é consequência de um decreto da Prefeitura do dia 6 de março, que atribui à Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária a competência de proceder parcelamentos, desmembramentos e remembramentos de solo.

Para sanar a questão, em conjunto com o apoio do presidente Romário Policarpo e outros vereadores, Sabrina Garcez apresentou decreto na Câmara que pode sustar os efeitos do documento da Prefeitura. E assim, retornar essas atribuições à Secretaria de Planejamento Urbano (Seplanh), que tem corpo técnico e, segundo o Estatuto das Cidades, é o õrgão que deve conduzir esse tipo de procedimento. Durante a sessão, foi aprovado pedido de vista para o decreto dos vereadores. Para valer, a matéria depende de apenas uma votação.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia