Vereadora Aava Santiago e DenaSUS realizam vistoria na Maternidade Célia Câmara
Equipe do DenaSUS, órgão responsável por auditorias internas do Sistema Único de Saúde, visitará também Maternidades Nascer Cidadão e Dona Íris
A vereadora Aava Santiago (PSDB) acompanhou o DenaSUS em vistoria na Maternidade Célia Câmara. O DenaSUS, órgão do Ministério da Saúde responsável pela auditoria interna do Sistema Único de Saúde (SUS), visitará também as Maternidades Nascer Cidadão e Dona Íris.
O órgão deverá ainda se reunir com o Conselho Municipal de Saúde, com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e com a Fundação Hospital das Clínicas (Fundahc) – organização contratada pelo município para administrar as três maternidades públicas.
Entre os problemas constatados na Maternidade Célia Câmara, estão leitos desocupados e equipamentos parados, o que, segundo a equipe do DenaSUS, não condiz com o aumento progressivo de recursos destinados pelo Governo Federal ao Município de Goiânia.
Em levantamento inicial, o DenaSUS identificou que a Maternidade Célia Câmara mantém, em funcionamento, de 30% a 40% da capacidade, o que corresponde a dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto; dez de UTI neonatal; 46 de enfermaria; e cinco de parto normal. Só são realizados atendimentos de urgência e emergência. O serviço agendado está suspenso.
Descrição da foto: Equipe do DenaSUS e vereadora Aava Santiago (PSDB) em entrevista coletiva













