Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / Secretaria Municipal de Saúde terá de devolver mais de R$ 2,5 milhões para FNS, segundo relatório

Secretaria Municipal de Saúde terá de devolver mais de R$ 2,5 milhões para FNS, segundo relatório

Documento aponta que montante foi recebido pela Prefeitura, mas não foi utilizado em serviço para a população

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 16/12/2025 17h17, última modificação 16/12/2025 17h18

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia recebeu, nesta terça-feira (16), a diretoria nacional do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS). O objetivo da visita foi a apresentação oficial do relatório da auditoria realizada nas maternidades da capital. A realização da auditoria foi provocada pela vereadora Aava Santiago (foto - PSDB) diante de sucessivos relatos de deficiência no atendimento, superlotação, fechamento de leitos e mudanças no perfil assistencial das unidades.

De acordo com o Diretor Nacional do DenaSUS, Rafael Bruxellas, o relatório aponta que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deverá devolver mais de 2,5 milhões de reais ao Fundo Nacional da Saúde (FNS), já que o valor foi recebido e não foi utilizado em serviço para a população. Foram auditadas as maternidades Dona Íris, Nascer Cidadão e Célia Câmara, que estão sendo operadas pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc). O período auditado foi entre janeiro 2023 a junho de 2025.

Entre as irregularidades encontradas durante a auditoria estão falhas de gestão, de execução financeira e de prestação de serviços, com impacto direto na assistência obstétrica e neonatal, Também foram constatados o recebimento de recursos federais sem a prestação de serviços, leitos desativados, falhas na análise de prestação de contas e descumprimentos contratuais.

A Fundahc esteve presente ao evento e disse que há falta de repasse e pagamentos em atraso desde 2021, com agravamento em 2024 e 2025. Já a SMS, também presente na Câmara durante a leitura do relatório, a realização de auditorias e fiscalização é benéfica para a pasta, e que precisa de tempo para realizar análise técnica do documento.

A recomendação do DenaSUS é que seja instituído um comitê permanente para análise de contratos da SMS. Já a vereadora Aava Santiago disse que vai acionar o Ministério Público e o Tribunal de Contas dos Municípios.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia