Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / Projeto quer que ex-vereadores tenham direito de redestinar emendas impositivas

Projeto quer que ex-vereadores tenham direito de redestinar emendas impositivas

Matéria foi aprovada em primeira votação. Ex-parlamentar poderá redirecionar suas emendas, caso estivesse no exercício do mandato durante aprovação da Lei Orçamentária Anual

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 08/05/2025 14h28, última modificação 08/05/2025 17h12

Aprovado, em primeira votação, nesta quinta-feira (8), projeto*, de autoria da Mesa Diretora, que estabelece novos critérios para indicação e para pagamento de emendas impositivas. O texto permite que ex-vereadores possam redestinar o recurso da emenda, caso a Prefeitura não libere o pagamento por problemas técnicos.

De acordo com o vereador Igor Franco (MDB), líder do prefeito na Câmara, no caso de o ex-parlamentar ter mandato durante a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a destinação das emendas, ele tem o direito de redirecionar o recurso.

Emendas impositivas

Em termos simples, emendas impositivas são alterações no orçamento municipal propostas pelos vereadores, que devem ser obrigatoriamente executadas pela Prefeitura.

Isso significa que, ao contrário das emendas tradicionais, que são sugestões e podem ser rejeitadas ou modificadas pelo prefeito, as impositivas precisam ser cumpridas, garantindo que os recursos destinados às áreas indicadas pelos parlamentares sejam efetivamente aplicados.

Elas correspondem a 2% da receita corrente líquida prevista na LOA. Essas emendas podem ser direcionadas a diferentes áreas, como saúde, educação, infraestrutura ou segurança pública, de acordo com necessidades da comunidade local e com prioridades definidas pelos vereadores.

Descrição da foto: Secretária municipal de governo, Sabrina Garcez, e vereadora Daniela da Gilka (PRTB), na CCJ

*Para visualizar o projeto, clique na palavra PROJETO (primeira linha) e depois em VISUALIZAR DOCUMENTOS IMPORTAÇÃO SIL

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia