Projeto Pop Rua Cidadã tem sua primeira reunião na Câmara
Vereadora Kátia destinou 1,6 milhão de reais de emendas impositivas para instituições de assistência de pessoas em situação de rua, mas, segundo ela, a prefeitura não repassou o valor
O projeto Pop Rua Cidadã — de assistência a pessoas em situação de rua — teve sua primeira reunião realizada na Câmara nesta terça-feira (20). A iniciativa é da vereadora Kátia (PT). Participaram representantes de várias entidades e órgãos que desenvolvem políticas e ações voltadas à garantia de direitos da população de rua, como UFG, PUC, Centros de Atenção Psicossocial da Prefeitura e entidades sem fins lucrativos.
Toda essa rede foi contemplada por emendas impositivas, propostas pela vereadora Kátia, num total de 1,6 milhão de reais. Segundo as entidades, a prefeitura ainda não fez o repasse do dinheiro. A parlamentar explicou que vai monitorar junto à prefeitura os processos de emendas de cada entidade para viabilizar maior rapidez no pagamento.
Os órgãos, entidades presentes e a vereadora também repudiam medidas de retirada de pessoas que moram nas ruas de determinados locais da cidade, usando, segundo ela, até mesmo força policial. De acordo com Kátia, "é preciso ter uma lei e políticas públicas para a população em situação de rua".
Em março deste ano, a vereadora convidou a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, que esteve na Câmara para lançar o projeto Pop Rua Cidadã.