Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / Mulheres poderão ter assentos prioritários em ônibus

Mulheres poderão ter assentos prioritários em ônibus

Bancos próximos às janelas serão de uso prioritário para pessoas do sexo feminino. Para valer, a matéria deverá passar por duas votações em Plenário e uma em comissão temática

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 17/12/2025 14h43, última modificação 17/12/2025 14h43

Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) projeto de autoria do vereador Denício Trindade (foto - União Brasil) que determina que os assentos localizados ao lado da janela, no transporte coletivo, deverão ser prioritariamente utilizados por mulheres.

De acordo com o autor da matéria, o objetivo é evitar assédio e garantir segurança e tranquilidade às mulheres. A justificativa do projeto mostra que, segundo estudo nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 56% das mulheres brasileiras já foram vítimas de assédio no transporte coletivo.

Na prática, o homem deverá deixar o assento da janela toda vez que solicitado por uma mulher, exceto no caso de prioridades previstas por lei, como por exemplo idosos e pessoas com deficiência. Para valer, o projeto deverá passar por duas votações em plenário e uma em comissão temática.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia