Até 2030, frota de ônibus deverá ser totalmente movida a energia elétrica
Matéria, aprovada em segunda votação, autoriza Prefeitura a exigir de empresas concessionárias de transporte coletivo substituição da atual frota de ônibus por veículos 100% elétricos
Aprovado, em segunda votação, projeto de lei do vereador Igor Franco (MDB) que autoriza a Prefeitura a exigir das empresas concessionárias de transporte coletivo a substituição da frota de ônibus. Todos os novos veículos deverão ser 100% elétricos. A mudança deverá ser feita até 2030, ou seja, no prazo de cinco anos.
Aprovada na sessão desta quarta-feira (30), a matéria também determina que os ônibus tenham ar-condicionado e que apenas 10% dos usuários, no máximo, sejam transportados em pé. As empresas concessionárias que atuam no transporte coletivo da capital poderão ter o contrato rescindido caso não cumpram a lei. Elas também não poderão participar de licitação pelo período de dez anos.
Para que a lei entre em vigor, será necessária sanção do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).