Escolas deverão ter plano de evacuação em caso de emergência
De autoria do vereador Coronel Urzêda, a matéria prevê que as unidades de ensino realizem planos para fuga em caso de incêndios, desastres naturais e outros fatos que possam colocar em risco a vida da comunidade escolar
Aprovado em segunda votação projeto de autoria do vereador Coronel Urzêda (PL) que obriga escolas públicas e privadas a elaborarem planos para uma possível evacuação de emergência.
O objetivo é garantir a segurança dos alunos, professores e demais profissionais de educação em caso de ocorrências, tais como incêndios, desastres naturais e outros fatos que possam colocar em risco a vida de quem frequenta o ambiente escolar.
As unidades de ensino deverão elaborar o plano de evacuação de acordo com diretrizes estabelecidas pela Policia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, entre outras instituições.
No plano de evacuação, deverão ser definidas as rotas de fuga, os pontos de encontro e a capacitação de profissionais para sua execução. Os trabalhadores deverão ter treinamento específico para o atendimento de emergências. Uma simulação deverá ser realizada pelo menos uma vez por ano. A matéria segue para sanção ou veto do prefeito.