Comissão Mista aprova projeto da LDO 2026
Colegiado aprovou voto em separado apresentado pelo vereador Pedro Azulão Jr. (MDB), com oito mudanças em relação à proposta original
A Comissão Mista da Câmara de Goiânia aprovou, nesta sexta-feira (19), projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. Na reunião, o relator da matéria, vereador Lucas Vergílio (MDB), defendeu pontos do relatório. Os membros do colegiado, entretanto, aprovaram o voto em separado apresentado pelo vereador Pedro Azulão Jr. (MDB).
A proposta que segue para primeira votação em Plenário, na próxima segunda-feira (22), conta com oito mudanças em relação ao projeto original, de autoria da Prefeitura. A principal alteração refere-se à autonomia orçamentária do Poder Executivo: o novo texto fixa em 23% o índice que o prefeito poderá remanejar das despesas do Município, sem autorização da Câmara; originalmente, esse índice era de 30%.
Quatro alterações referem-se à regulamentação das emendas impositivas – parte dos recursos do Município destinada pelos vereadores para atendimento a demandas da sociedade.
Outra mudança contempla reivindicação de servidores administrativos da Educação, garantindo recursos para implantação do plano de cargos e de salários da categoria.
As alterações foram negociadas pelo líder do prefeito, vereador Bessa (DC), com base em critérios técnicos de viabilidade da execução do orçamento.













