Comissão de Saúde aprova vacina gratuita contra herpes-zóster
Colegiado aprovou quinze projetos ao todo. Vereadores também debateram sobre grande fila de espera para cirurgias na capital
A Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia aprovou, entre quinze projetos de lei analisados na última reunião, proposta, de autoria da vereadora Kátia (PT), que institui a vacinação gratuita contra herpes-zóster na rede pública municipal.
A doença, também conhecida como “cobreiro”, é causada pela reativação do vírus varicela-zóster – o mesmo da catapora – e atinge principalmente pessoas acima de 50 anos ou com sistema imunológico enfraquecido.
Segundo a vereadora, a medida é urgente diante do aumento significativo dos casos. “Estamos vendo crescimento preocupante", afirma Kátia. Dados do Ministério da Saúde apontam que, nos últimos cinco anos, houve aumento de 60% nos registros da doença no país. A parlamentar destacou ainda que a prevenção é fundamental, já que o herpes-zóster provoca dor intensa e pode causar complicações como lesões na pele, neuralgia pós-herpética (dor crônica) e até perda de visão, quando atinge a região dos olhos.
Fila para cirurgias
Além da votação dos projetos, a comissão discutiu a situação crítica da fila de espera por cirurgias no sistema municipal de saúde. De acordo com o vereador Oséias Varão (PL), mais de 2 mil pessoas aguardam por procedimentos, e apenas um está sendo realizado por mês.
Prestação de contas
O presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Gustavo (Agir), informou que está agendada para 27 de junho a prestação de contas do secretário municipal de Saúde, Luiz Gaspar Machado Pellizzer.
Descrição da foto: Vereador Dr. Gustavo (Agir), presidente da Comissão de Saúde da Câmara













