Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / CCJ aprova emenda ao projeto que autoriza prefeitura a contrair empréstimo

CCJ aprova emenda ao projeto que autoriza prefeitura a contrair empréstimo

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 28/02/2024 15h05, última modificação 28/02/2024 15h05


Em reunião extraordinária nesta segunda-feira (26), a Comissão de Constituição e Justiça aprovou emenda substitutiva, enviada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), ao projeto em que o Executivo pede autorização à Câmara para fazer um empréstimo. A previsão é de contrair até R$ 710 milhões, que deverão ser aplicados em obras de infraestrutura, mobilidade, modernização da gestão, saúde e educação. Os integrantes da comissão foram favoráveis ao relatório pela aprovação da matéria, do vereador Ronilson Reis (Solidariedade). Agora, o texto segue para primeiro turno em plenário. Depois, vai para a Comissão de Finanças e, em seguida, para última votação.

Mudança - Com a emenda, a intenção do paço, segundo a justificativa, é adequar o texto à Constituição, a outras normais legais, a orientações do Ministério Público e a uma notificação do Banco do Brasil. Foram incluídas as seguintes mudanças:

Obrigação de aplicar o dinheiro do empréstimo na execução de obras detalhadas no anexo, proibindo o uso em despesas correntes do município;

- Possibilidade de remanejar recursos do empréstimo para obras de recapeamento e reconstrução asfáltica, em dois casos: a) quando obras descritas no anexo estiverem em andamento e tiverem parcelas pagas com recursos do tesouro municipal no período entre a publicação da lei e a efetiva contratação do empréstimo; b) quando ocorrer desconto, chamado de deságio, entre o valor estimado e o obtido pela licitação em relação às obras do anexo.

Em outro trecho, a emenda ajusta o texto ao novo Sistema Tributário Nacional, aprovado em dezembro do ano passado, no ponto que se refere às receitas que podem ser oferecidas como contragarantia em empréstimos contratados por municípios. A regra segue comunicado emitido pelo Banco do Brasil. Dessa forma, a emenda inclui como contragarantia 25% da arrecadação do Imposto sobre Bens e Serviços, chamado IBS. Votação – Relator da matéria na CCJ, o vereador Ronilson Reis argumenta que a emenda garante que o empréstimo terá como destino as obras descritas na lei a ser aprovada. Durante a votação na comissão, foram rejeitadas duas propostas da vereadora Kátia (PT): voto em separado pelo arquivamento do projeto e emenda prevendo condicionar o remanejamento de recursos do empréstimo à aprovação na Câmara.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia