Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / CCJ aprova criação do Centro Municipal de Tratamento com Cannabis Medicinal

CCJ aprova criação do Centro Municipal de Tratamento com Cannabis Medicinal

A matéria aprovada na Comissão autoriza o prefeito a criar o Centro, que terá parcerias para pesquisas científicas e atendimento multidisciplinar para pacientes com doenças crônicas e devida prescrição médica

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 28/05/2025 13h49, última modificação 28/05/2025 13h58

Aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) projeto que autoriza a criação do Centro Municipal de Tratamento com Cannabis Medicinal (CMTCM). Estarão aptos a utilizar o espaço os pacientes diagnosticados com doenças crônicas ou com condições de saúde que se beneficiem do uso de tal substância; e com prescrição e acompanhamento médico especializado.

De acordo com o autor do projeto, vereador Lucas Kitão (União Brasil), o Centro terá parcerias para estudos clínicos e, inicialmente, atenderá pacientes com cadastro no CadÚnico. O CMTCM também promoverá a educação e capacitação de profissionais da saúde para a prescrição e acompanhamento de tratamentos com cannabis medicinal. Ele diz que haverá uma estrutura para atender várias enfermidades, com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais de saúde.

O paciente também deve ter registro no Centro, com acompanhamento contínuo de sua condição.

De acordo com a justificativa do projeto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, por meio de inúmeras publicações, a pesquisa científica, a prescrição médica, a comercialização e consumo do canabidiol para fins medicinais e terapêuticos. Segundo noticiado pela imprensa em março deste ano, a Anvisa abrirá consulta pública para a regulamentação do medicamento. Atualmente só existem liberados no Brasil um tipo de cannabis e 36 produtos.

Cannabis

A cannabis medicinal é o uso terapêutico de substâncias derivadas da planta Cannabis sativa, como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC), para tratar ou aliviar sintomas de diversas doenças.

Regulamentada em vários países, a cannabis medicinal tem se mostrado eficaz no controle de dores crônicas, epilepsias resistentes, náuseas causadas por quimioterapia e distúrbios neurológicos. Seu uso, no entanto, exige prescrição médica e segue normas específicas de controle e distribuição.


Descrição da foto: Vereador  Lucas Kitão (União Brasil)

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia