Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / CCJ aprova Código Tributário com mudanças

CCJ aprova Código Tributário com mudanças

por Bruno Denis Lima publicado 13/12/2022 14h09, última modificação 13/12/2022 14h09

O Código Tributário foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, em reunião extraordinária. A CCJ também aprovou oito emendas ao texto.

Emenda do vereador Lucas Kitão proíbe a prefeitura de executar, protestar ou negativar, junto ao cartório de protestos, débitos inferiores a 10 mil reais.
Já a Emenda do vereador Anselmo Pereira aumenta de 3 para 5 anos a isenção de 50% para imoveis em fase de construção.


Também foram acolhidas duas emendas do vereador Paulo Magalhães. Uma delas pede isenção total do IPTU para idosos que possuem um único imóvel e renda de até três salários mínimos. A outra trata de inscrição do débito de parcelamento vencido em dívida ativa.


A emenda do Willian Veloso prevê que nos anos de 2023, 2024 e 2025 haja acréscimo apenas da inflação ao IPTU. A partir de 2026, o aumento ficará limitado a 10 por cento em relação ao ano imediatamente anterior até que se atinja o valor total devido, aprovado no ano passado, ou definido em uma nova planta de valores imobiliários.


O vereador thiallu guiotti, relator do projeto, apresentou três emendas. Caso o contribuinte tenha alguma reclamação a fazer sobre o IPTU de 2022, ele terá prazo até março de 2023 – anteriormente, o prazo era 31 de dezembro de 2022.


De acordo com a prefeitura, o novo texto também altera de 120 mil para 140 mil reais o valor dos imóveis isentos do imposto, o chamado IPTU social. Com isso, o número de famílias atendidas passa, segundo o executivo, de 47 mil para 52 mil. O benefício atinge quem tem apenas um imóvel e que seja residencial. No caso do ITU, o imposto do lote, o projeto propõe reduzir em 1 por cento cada faixa de alíquota aplicada no cálculo.


Em relação ao ISS, o projeto estabelece alíquota de 2 por cento para atividades de call center e para empresas de tecnologia, enquadradas no simples nacional, estabelecidas em pólos de tecnologia.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia