Câmara e Prefeitura de Goiânia recebem prêmio relativo à transparência
Câmara de Goiânia praticamente dobrou as notas alcançadas em 2024. No critério transparência, saiu de 52,74% para 91,49% neste ano
Realizada nesta terça-feira (16) no auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia, a entrega da terceira edição do prêmio da transparência dos municípios goianos. O prêmio foi concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e pelos Tribunais de Contas da União e do Estado de Mato Grosso, e entregue pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO).
Neste ano, o levantamento, divulgado em 4 de dezembro, revela que a Câmara de Goiânia praticamente dobrou as notas alcançadas em 2024. No critério transparência, saiu de 52,74% no ano passado para 91,49% neste ano. E no critério itens essenciais, de 42,86% em 2024 para 100% em 2025. Com isso, recebeu o selo ouro, liderando o desempenho entre as câmaras municipais no estado, como a única com esse reconhecimento. O presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Foto - PRD), diz que a transparência da Casa Legislativa mostra o respeito do poder com a população e afirmou que trabalhará para aumentar ainda mais esses números.
A Prefeitura de Goiânia conquistou o selo diamante, categoria mais alta do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), atingindo nota superior a 95 por cento. É a primeira vez que a capital recebe o selo de qualidade do programa, sendo o único município do estado com essa certificação nesta edição.
A premiação se baseia no resultado de levantamento divulgado anualmente pelo Programa Nacional de Transparência Pública, desenvolvido pela Atricon. Para montar o ranking, técnicos verificam o cumprimento de exigências definidas pela legislação nas áreas fiscal e de acesso à informação e critérios relacionados à facilidade do cidadão para conhecer dados públicos. Esse trabalho minucioso é feito junto a todas as prefeituras, câmaras, assembleias, governos, tribunais e unidades do ministério público. Assim, ao fim de cada ano, o resultado é atualizado revelando avanços e recuos de unidades do poder público nas três esferas, em todo o país.













