Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / Câmara aprova, em definitivo, projeto que autoriza Prefeitura a contrair empréstimo

Câmara aprova, em definitivo, projeto que autoriza Prefeitura a contrair empréstimo

por Mayara Caramaschi de Mello publicado 07/03/2024 13h56, última modificação 07/03/2024 13h56

Com 24 votos favoráveis e 7 contrários, os vereadores aprovaram, em turno definitivo, projeto de lei em que o prefeito Rogério Cruz pede autorização à Câmara para contrair empréstimo de até 710 milhões de reais.

Com a aprovação do projeto, a Câmara enviará o autógrafo de lei para sanção do prefeito Rogério Cruz. Posteriormente, o texto deve ser publicado no Diário Oficial do Município. De acordo com a Procuradoria-Geral do Município, para obter o empréstimo, a prefeitura ainda depende de parecer da Secretaria do Tesouro Nacional e de cumprimento de prazo determinado por lei que deve ser até o dia 05 de julho de 2024, 180 dias antes do fim do mandato do prefeito.

Vereadores da oposição tentaram invalidar a aprovação da matéria na Justiça Estadual, mas a liminar foi negada. Eles recorreram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e argumentaram que as mudanças da emenda deveriam ter sido apresentadas pelo prefeito no começo da tramitação. Já os vereadores da base de apoio ao prefeito defenderam que a tramitação do projeto foi regular.

A Lei - No texto final, uma emenda aditiva incluiu mudanças que buscam adequar a lei a normas constitucionais e legais, atender recomendação do Ministério Público e notificação do Banco do Brasil. A principal mudança é a obrigatoriedade de empregar a verba exclusivamente nas obras descritas no anexo, sendo proibido o uso em despesas correntes. A descrição e valor das obras e a vinculação de custos aos setores de infraestrutura, educação, saúde, mobilidade e gestão também foram detalhados.

A matéria prevê possibilidade de remanejamento dos recursos para serviços de recapeamento e reconstrução asfáltica, nos casos em que as obras previstas no anexo estejam em andamento e tenham parcelas pagas com recursos do tesouro municipal, e quando ocorrer desconto (deságio) entre o valor estimado e o obtido pela licitação das obras.

A emenda ainda ajusta o texto à Emenda Constitucional, de dezembro de 2023, que promoveu a reforma do Sistema Tributário Nacional, de forma a incluir como contragarantia do empréstimo 25% da arrecadação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia