Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / Aprovada pela CCJ criação da Ouvidoria de Pessoas Atípicas e Neurodivergentes

Aprovada pela CCJ criação da Ouvidoria de Pessoas Atípicas e Neurodivergentes

Idealizado pelo vereador Igor Franco (MDB), órgão pretende auxiliar cidadãos com transtornos e seus familiares no acesso a serviços públicos municipais

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 28/05/2025 14h17, última modificação 29/05/2025 12h32

A Câmara poderá contar com a Ouvidoria de Pessoas Atípicas e Neurodivergentes. O órgão deverá atender pessoas com transtornos e seus familiares no que concerne à prestação de serviços públicos municipais. O projeto de resolução para criação da ouvidoria foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e passará por duas votações em Plenário.

A ouvidoria receberá reclamações, petições, representações ou queixas de entidades públicas, em caso de violação ou de qualquer forma de discriminação que atentem contra o direito das pessoas atípicas ou neurodivergentes. Também observará ilegalidade ou abuso de poder contra esse grupo da sociedade, além de mau funcionamento dos serviços públicos.

Pessoas atípicas são, segundo o projeto, aquelas que apresentam alteração no funcionamento cognitivo, neurológico ou comportamental, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Tourette, dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e depressão.

Descrição da foto: Vereador Igor Franco (MDB)

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia