Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / Anselmo Pereira participa de livro sobre o uso da justiça para fins políticos

Anselmo Pereira participa de livro sobre o uso da justiça para fins políticos

por Marina Jorge publicado 21/05/2020 18h54, última modificação 21/05/2020 19h02

Motivada pelo lançamento do livro “Lawfare em Debate”, a Associação dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) realizou o debate online “Lawfare: Judicialização e perseguição política”. O vereador Anselmo Pereira (MDB), que publica um artigo no livro, participou da Live, mediada pelo assessor jurídico da Adufg, Elias Menta, e que contou também com o ex-procurador-geral de Justiça, Demóstenes Torres.
Lawfare é um termo em inglês que foi introduzido nos anos 1970 para designar manobras jurídico-legais com objetivos políticos. “É o uso do sistema judicial por vontade política e motivo de perseguição”, afirma Elias Menta. Durante o debate, Anselmo Pereira disse que a prática existe no Brasil e, mais especificamente, em Goiânia. Segundo o vereador um exemplo no país são ações da Operação Lava Jato. Anselmo destacou que, em vários momentos, o Judiciário foi utilizado para inibir carreiras políticas. E contou que já foi vítima de Lawfare.
Ao longo desta semana, estão sendo realizadas discussões virtuais diárias com assuntos que compõem o livro, resultado da organização de exposições realizadas durante um painel de debates sobre o assunto, em 2019, a partir de parceria entre Adufg-Sindicato, Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Faculdade de Direito da UFG. A obra foi organizada pelo pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação Integrada em Direitos Humanos da UFG, Osmar Pires Martins Júnior.
Além do vereador Anselmo Pereira, assinam os artigos o governador do Maranhão, Flávio Dino; o ex-senador pelo Paraná, Roberto Requião; os ex-ministros Aldo Rebelo e Eugênio Aragão; o presidente do Adufg, professor Flávio Alves da Silva; e ainda Caio Alcântara Pires Martins; Wilson Roch; Jacson Zilio; Demóstenes Torres; Leandro Demori; Clair da Flora Martins; Elias Menta; Nilton Brandão; Igor Escher; Bartira Macedo; Marcello Terto; Luciana Oliveira; Eliomar Pires; Rafaela Félix e Virmondes Cruvinel Filho.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia