Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Novo portal da Câmara amplia diálogo com a sociedade e reforça a transparência do legislativo

por marcos — publicado 08/12/2017 18h50, última modificação 08/12/2017 18h59
O site foi avaliado por técnicos de informática e desenvolvedores da plataforma nacional Interlegis e ficou entre os quatro melhores do País. O lançamento será realizado no próximo dia 12, às 9 horas, no Plenário da Casa.

Acessibilidade para deficientes, conteúdo ao vivo e novo layout são algumas das novidades do novo site da Câmara Municipal de Goiânia. A plataforma, que pode ser acessada por vários dispositivos, será lançada oficialmente no próximo dia 12, durante a Sessão Plenária, às 9 horas, pelo presidente da Casa, vereador Andrey Azeredo, autor da iniciativa. Após a reformulação, todas as informações de interesse social ficaram disponíveis de forma ainda mais simplificada e acessível. As novas funcionalidades e disposições de informação possibilitam o acesso em apenas três cliques e promovem a transparência das atividades parlamentares e administrativas do Legislativo goianiense.

O novo site (www.goiania.go.leg.br) contempla os conceitos de usabilidade e design responsivo para acesso móvel, a princípio no sistema Android, e desktop, com recursos de acessibilidade para deficientes auditivos e visuais. Para aparelhos que rodam o sistema IOs, os ajustes estão sendo feitos e terão todas as funcionalidades disponíveis em breve. A página vem sendo modificada gradualmente desde junho deste ano. Agora, tanto a população quanto jornalistas e formadores de opinião têm acesso rápido pelo dispositivo, que também conta com informações sobre os vereadores e suas assessorias e galeria de conteúdos com fotos e vídeos das atividades dos parlamentares durante as Sessões Plenárias e Comissões.

Proposta pela Presidência da Casa, a atualização do portal foi necessária principalmente para atender aos requisitos de acessibilidade e à Lei de Acesso à Informação (LAI). “A transparência dos atos da gestão pública não é fundamental apenas para a aplicação correta de recursos, trata-se de uma Lei que precisamos cumprir e respeitar. Portanto, desde que comecei meu trabalho em funções públicas há mais de dez anos, sempre apliquei o princípio da publicidade dos atos como uma ferramenta de controle e eficiência de gestão”, explicou o presidente Andrey Azeredo. “Acredito que o novo portal mostre à sociedade o que seus representantes têm feito pela cidade e favorece também a imprensa, que dá voz à população e cobra de nós, parlamentares, a aplicação correta de recursos e também uma atuação efetiva e ágil nas demandas sociais”, completou Andrey.

Transparência

O novo site foi reformulado com base no princípio da regra dos três cliques e no comportamento do usuário, que deseja agilidade no acesso e informação de qualidade. Nos primeiros meses desta gestão da Casa, as audiências públicas, reuniões das comissões internas e especiais de inquérito também passaram a ser transmitidas ao vivo tanto pelo site como pelo canal oficial da Câmara no Youtube.

“Ainda no ano de 2010, antes mesmo da LAI instituída em 2011, eu era Controlador do Município e implantei o Portal da Transparência na Prefeitura de Goiânia para dar publicidade aos processos das licitações. Agora não seria diferente. Todos os contratos, atas de sessões plenárias, folha de pagamento, processos licitatórios, absolutamente todas as ações administrativas são publicadas diariamente no novo site. Dou muito valor à comunicação institucional e prezo pela divulgação dos atos públicos”, enfatizou o presidente Andrey Azeredo.

Profissionais qualificados

A nova plataforma é nacional e está disponível gratuitamente para Casas Legislativas de todo o País. Ela é utilizada pelo Senado desde a década de 1990. As melhorias no site da Câmara Municipal de Goiânia foram todas realizadas por servidores qualificados da Casa e que atuam no núcleo de tecnologia e informática, coordenados pela Diretoria de Comunicação e de Gestão de Projetos, além de servidores de outros setores administrativos.

Os programadores e desenvolvedores da Casa realizaram as modificações no horário normal de trabalho e não foi necessário investimento financeiro na evolução do sistema, que deverá manter alterações contínuas para melhor funcionamento. De acordo com técnicos de informática do Senado Federal, o site da Câmara de Goiânia ficou entre os quatro melhores do País, sendo o primeiro entre as capitais, quando se fala em navegabilidade e acesso à informação.

Interlegis

O Programa Interlegis permite a criação de portais gratuitos na internet para as Casas Legislativas. O embrião do Programa Interlegis foi lançado em 1997, a partir de um projeto do Centro de Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) que conectou à internet 100 câmaras municipais do Brasil. Mais dados sobre o programa podem ser conferidos aqui.

Com informações da assessoria de imprensa da Presidência

registrado em: