Audiência Pública discute danos causados pela Usina Xavantes
Audiência pública promovida pelos vereadores Mauro Rubem (PT) e Geverson Abel (Avante) discutiu os danos causados ao meio ambiente e à comunidade pela Usina Termelétrica Xavantes, localizada na região norte de Goiânia.
Realizado nesta quarta-feira (27), o evento reuniu vereadores, representantes do Ministério Público, da Assembleia Legislativa de Goiás, da Universidade Federal de Goiás (UFG), de órgãos ambientais, da Usina Xavantes e de comunidades localizadas no entorno da usina.
Pedro Cruz, representante dos moradores do Residencial Nossa Morada, relatou os problemas causados pela Usina Xavantes como poluição sonora, poluição atmosférica, desvalorização dos imóveis próximos à Usina e problemas de saúde nos moradores.
João Mattos, diretor da Usina Xavantes, informou que a empresa investiu 5 milhões de reais em obras para contenção de ruídos, como a colocação de abafadores e muros. Falou também que a empresa realiza constantes eventos para a comunidade e busca sempre manter o diálogo. João Mattos destacou a iniciativa da Câmara em promover a audiência e estabelecer um canal de comunicação aberto, para que haja esclarecimento dos fatos.
No vídeo, os vereadores Mauro Rubem e Geverson Abel comentam a audiência pública e o empenho da Câmara em buscar soluções para os problemas que os moradores enfrentam.