Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Notícias / Audiência Pública discute doação de órgãos em Goiânia

Audiência Pública discute doação de órgãos em Goiânia

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 24/09/2021 12h52, última modificação 24/09/2021 12h52

O vereador Raphael da Saúde (DC) promoveu, nesta sexta-feira (24), audiência pública para discutir as dificuldades que enfrentam as pessoas que esperam pela doação de um órgão. A doação de órgãos ainda não é muito difundida no Brasil e a situação piorou durante a pandemia de Coronavírus. De acordo com Katiúscia Freitas, gerente da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde, o Brasil retrocedeu em cerca de 3 anos na doação de órgãos durante a pandemia. Felizmente, em Goiás houve um aumento no número de doadores, sendo 80 em 2020 contra 75 em 2019. Mas vale lembrar que no Brasil cerca de 46 mil pessoas estão na fila para um transplante.

Também participaram da audiência pública Nara Costa, do Conselho Municipal de Saúde, Ramon Ramos Filho, da Santa Casa, e Elsimar José Reis, Presidente da Associação dos Transplantados. Para eles, a conscientização das pessoas e divulgação da importância da doação de órgãos são fundamentais para aumentar os números de transplantes.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube