Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Notícias / Audiência debate destinação de prédio da Assembleia Legislativa

Audiência debate destinação de prédio da Assembleia Legislativa

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 21/03/2022 08h59, última modificação 21/03/2022 09h00

Nomes e entidades de peso da cultura goianiense participaram da Audiência Pública, como a Secretaria Municipal de Cultura, Ordem e Sindicato dos Músicos, Instituto Histórico e Geográfico, Associação Goiana de Imprensa, Instituto Rizzo, Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Filarmônica de Goiás, Instituto Gustav Ritter, Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo, Conselho Regional de Arquitetura, Associação Brasileira de Festivais Independentes e Comissão Goiana do Folclore

Sabrina Garcez pediu nesta sexta-feira (18/3) a artistas, produtores e entidades do setor, uma mobilização nas próximas semanas para sedimentar a entrega do antigo prédio da Assembleia Legislativa para a cultura goianiense.

Na Audiência Pública realizada no auditório do Colégio Ateneu Dom Bosco, que contou com a participação em peso de representantes importantes do setor cultural, Sabrina observou que, além do desafio de confirmar essa entrega, é preciso fazer o Palácio da Cultura funcionar.

"Essa não é uma luta só do meu mandato, eu sou mais uma pra que a gente consiga alcançar esse objetivo, que, de fato, já está quase lá".

A Câmara Municipal funciona como um elo para fazer as discussões e facilitar a conversa entre população e o poder executivo. "Foi nesse sentido que eu propus essa audiência, para reforçar a essa necessidade, garantir a entrega do prédio para a cultura e discutir qual a melhor forma de ocupar o espaço, que é de todos nós", comentou ela.

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, revelou a intenção de levar para o prédio todas as instituições da Cultura, unificando-as, inclusive possibilitando economia de cerca de R$ 300 mil mensais. Já o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Jales Guedes, parabenizou a destinação da Alego para o Espaço Cultural, evidenciando seu anseio para que a destinação seja concretizada.

Representante do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo- Seção Goiás, Antônio de Pádua observou que a entidade classista apoia que todos os prédios abandonados em Goiânia sejam reconstruídos e revitalizados para dar uma nova feição ao município. Por sua vez, a conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo/GO, Ana Carolina, disse que é necessário readequar o prédio da Alego para atender a funcionalidade para a cultura e que o Cau se disponibiliza em participar desse projeto. João Novaes, diretor executivo do Instituto Rizzo, propôs para o dia 30/3 um abraço coletivo e simbólico para celebrar, no local, a destinação da Alego para a cultura.

O prefeito Rogério Cruz anunciou esta semana que, o local onde por 60 anos funcionou o parlamento Goiano, será transformado em Palácio da Cultura. Várias outras entidades e órgãos públicos também reivindicam o valioso endereço ao lado do Bosque dos Buritis.

Projetado por Eurico Calixto de Godoi e Elder Rocha Lima, o antigo edifício da Alego é um ícone da arquitetura moderna brasileira. Pode ganhar valor e significado ainda maiores abrigando e oferecendo cultura ao goianiense, na opinião de Sabrina. Há mais de um ano, a parlamentar luta para concretizar essa proposta.

"Além da arquitetura, da localização central, o local dispõe de auditório e muitas salas que permitirão reunir uma série de atividades se transformando em atração e referência para a capital", exalta Sabrina.
Setor cultural

A reunião contou com a participação de nomes de peso da cultura goianiense. Participaram também o maestro Eliseu Ferreira, da Orquestra Sinfônica de Goiânia; o presidente do Sindicato dos Músicos de Goiás, Moka Nascimento; a diretora da Orquestra Filarmônica de Goiás, Laíde Magalhães; a presidente da Comissão Goiana do Folclore, Izabel Signorelli; o presidente da Ordem dos Músicos do Brasil- Seção Goiás, Emerson Piazona; Edmar Carneiro, do Instituto Gustav Ritter; o superintendente de Secretaria de Direitos Humanos, Vitor Cadilac, representando a Associação Brasileira de Festivais Independentes (Festivais Vaca Amarela e Grita Goiânia); o fotógrafo cultural Nelson Silva Santos; a coordenadora da Feira das Minas, Pauline Arroyo; Regina Perri, representando o vereador Willian Veloso; professora Adriana Andraus, do Centro Livre de Artes, entre diversos outros.

Texto da Assessoria de Imprensa da vereadora

registrado em: