Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Representatividade partidária na Câmara de Goiânia tem nova mudança

Representatividade partidária na Câmara de Goiânia tem nova mudança

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 15/04/2024 16h45, última modificação 15/04/2024 17h49
Vereador Pedro Azulão Júnior se filia ao MDB e amplia bancada do partido
Representatividade partidária na Câmara de Goiânia tem nova mudança

Arte: Cynthia Miyuki

As bancadas partidárias com representatividade na Câmara de Goiânia sofreram mais uma alteração pouco antes do encerramento do prazo para troca de partido, sem risco de perder o mandato, na sexta-feira (5). A Casa, que tinha 17 partidos com representantes, agora tem 12.

O vereador Pedro Azulão Júnior, que havia se filiado ao Cidadania, trocou a sigla pelo MDB. O registro foi confirmado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) na quinta-feira (11). Com isso, o partido, que já formava a maior bancada da Câmara, passa a ter 11 integrantes. O Cidadania ficou sem representante.

Cidadania e PSDB são federados nacionalmente e terão que compor chapa única nas eleições de outubro, o que aumenta a disputa por votos. Azulão integra a base do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) na Câmara, e a vereadora Aava Santiago (PSDB) compõe a bancada de oposição.

Além dessa mudança, a partir desta terça-feira (16), o número de vereadores por legenda vai sofrer nova alteração, em decorrência de decisões judiciais relativas ao descumprimento da chamada cota de gênero (proporção de candidaturas masculinas e femininas) nas eleições de 2020, com a posse de três novos parlamentares.

Bill Guerra (MDB), Markim Goyá (PRD) e Fabrício Rosa (PT) assumem os mandatos nos lugares de Pastor Wilson (PRD), Edgar Duarte (PDT) e Paulo Henrique da Farmácia (Solidariedade). Wilson e Duarte foram eleitos pelo PMB e Paulo Henrique pelo Agir. Ambos os partidos tiveram as chapas cassadas por descumprimento da cota de gênero.

A segunda maior bancada é a do Solidariedade (SD), com seis representantes. O PRD – do presidente da Câmara, Romário Policarpo –, o Republicanos e o União Brasil (UB), com três representantes cada, compõem a terceira maior bancada. O PRD perdeu o vereador Pastor Wilson, que havia deixado o PMB, mas, por outro lado, recebeu Markim Goyá. O Democracia Cristã (DC) e o PT têm dois integrantes cada. Avante, Podemos, PSDB, PDT e PL ficam com um vereador cada.

Composição do Plenário a partir desta terça-feira (16):

MDB
Anselmo Pereira
Dr. Gian
Henrique Alves
Kleybe Morais
Anderson Sales – Bokão (ex-SD)
Bill Guerra Mochilink (ex-SD)
Igor Franco (ex-SD)
Luciula do Recanto (ex-PSD)
Pedro Azulão Júnior (ex-Cidadania)
Sandes Júnior (ex-PP)