Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Lei que beneficia fibromiálgicos está pronto para sanção do Prefeito

Projeto de Lei que beneficia fibromiálgicos está pronto para sanção do Prefeito

por silvana — publicado 04/12/2019 14h44, última modificação 04/12/2019 14h44

Aprovado em duas votações no plenário da Câmara Municipal, o projeto de lei do vereador Andrey Azeredo (MDB) que prevê vagas em estacionamentos públicos e privados para portadores de fibromialgia - entre outros benefícios - já está na Casa Civil para sanção do prefeito Iris Rezende (MDB).

Ao longo da tramitação no Legislativo, este projeto angariou apoios de diversas entidades, associações e de grupos que dão suporte aos portadores da doença, inclusive de outros estados. “E diante da dimensão que o tema ganhou, tenho certeza de será rapidamente sancionado pelo prefeito. Nossa preocupação é com a qualidade de vida destas pessoas. Queremos garantir o mínimo de dignidade, conforto e tranquilidade para os fibromiálgicos”, explica o vereador.

A fibromialgia é uma doença que não tem cura e que causa dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e em outros tecidos moles. Também causa fadiga, distúrbios do sono, depressão e ansiedade. As mulheres são 90% dos portadores de fibromialgia. Aparece geralmente entre 30 e 60 anos; porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes. Suas origens ainda são desconhecidas.

“Temos que falar sobre fibromialgia em busca do máximo de visibilidade possível, porque é uma doença relativamente ‘nova’, de origem desconhecida, e também pouco discutida e de difícil diagnóstico”, detalha o vereador. “Isso também nos auxilia no combate ao preconceito e à discriminação. E neste contexto, não há arma melhor do que a informação de qualidade”, diz Andrey.

Saiba mais – Fique atento (a):

Procure um médico se você começar a sentir fortes dores no corpo, tendo a sensação de que ela pode ser sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações. Lembre-se também de fazer uma descrição completa de seus sintomas. Isso ajudará o médico a fazer o diagnóstico da fibromialgia.

O diagnóstico da fibromialgia é feito clinicamente (por meio da história dos sintomas e do exame físico). Não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidos, sejam descartadas entre os possíveis diagnósticos.O tratamento de fibromialgia é mais eficaz quando são unidos medicamentos e cuidados não medicamentosos. O foco é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral.

Texto produzido pelo gabinete do vereador.