Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia orienta servidores de grupo de risco a fazerem quarentena

Câmara de Goiânia orienta servidores de grupo de risco a fazerem quarentena

por marcos — publicado 16/03/2020 08h25, última modificação 16/03/2020 12h12

► Poder Legislativo da capital define novas medidas de controle da pandemia do novo coronavírus

► Estão dispensados do trabalho, por 14 dias, todos funcionários com mais de 60 anos, doenças crônicas ou que tenham voltado recentemente do exterior

Os servidores da Câmara de Goiânia que estão no grupo mais vulnerável à infecção do novo coronavírus estão dispensados do trabalho pelos próximos 14 dias. Seguindo recomendação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do Poder Legislativo, a Mesa Diretora está orientando os funcionários do grupo de risco a fazerem quarentena.

Esta e outras medidas de controle da pandemia do Covid-19 foram definidas na manhã desta segunda-feira (16) pelo presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), e Diretorias. O SESMT solicitou à Mesa Diretora a compra emergencial de máscaras, luvas e álcool líquido; o aumento dos cuidados com higiene e limpeza do prédio; o rigoroso controle do estoque de álcool gel e da manutenção dos dispensers (armazenadores) do produto disponíveis no prédio.

A Mesa Diretora também tornou obrigatória a apresentação da identidade funcional (crachás), nas duas portarias de acesso à Câmara de Goiânia, para a entrada dos servidores. Neste domingo, o Poder Legislativo já havia restringido o acesso à Casa apenas aos funcionários. Os portões já estão fechados para o público nesta segunda-feira, 16, por tempo indeterminado. O acesso da imprensa permanece inalterado, também mediante identificação nas portarias.

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, a Câmara de Goiânia vem tomando medidas de controle da propagação do novo coronavírus desde a última sexta-feira. A nota abaixo reúne todas as providências adotadas desde então.

NOTA
Seguindo as recomendações das autoridades de saúde e de seu Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para controle da pandemia do coronavírus, a Câmara de Goiânia adota as seguintes medidas:

Servidores
1 - Orientar que todos os servidores que tenham quaisquer sintomas de gripe não permaneçam no ambiente de trabalho;
2 - Orientar que todos os servidores que estejam no grupo mais vulnerável ao coronavírus (Covid-19), definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – maiores de 60 anos ou com doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas ou pulmonares e imunodeprimidos – não compareçam ao local de trabalho até que os riscos de contaminação diminuam;
3 - Qualquer servidor que tenha retornado recentemente de viagem ao exterior não deve comparecer ao local de trabalho por 14 dias;
4 - Os servidores autorizados a comparecer ao trabalho deverão se identificar nas portarias da Casa com a apresentação do crachá funcional.

Material de prevenção
1 - Solicitar que a equipe de manutenção verifique o funcionamento de todos os dispensers (armazenadores) de sabonete e álcool gel a fazer, se necessário, a troca imediata do equipamento;
3 - Manter os estoques de sabonete e álcool gel;
4 - Efetuar a compra emergencial de máscaras cirúrgicas para uso por servidores com algum sintoma viral, de luvas de procedimentos para prevenção de contato com secreções em caso de exames e contato com pacientes; Álcool líquido 70º GL.
5 - Aumentar os cuidados com higiene e limpeza.

Público externo
1 - A Câmara de Goiânia está fechada ao público externo a partir desta segunda-feira, por tempo indeterminado;
2 - O atendimento ao público segue normalmente pela internet e por telefone;
3 - O acesso da imprensa permanece inalterado, também mediante identificação nas portarias.

Atividades legislativas
1 - Está suspensa, por período indeterminado, a realização de Sessões Especiais e Solenes, ficando mantidas apenas as sessões ordinárias do Plenário e das Comissões Permanentes;
2 - Está suspenso, também por tempo indeterminado, o uso dos Auditórios e das Salas de Reuniões para outros fins que não sejam aqueles específicos das atividades legislativas;
3 - Fica suspensa a realização de audiências públicas, nas dependências do Legislativo ou em outros locais, por tempo indeterminado – as já marcadas estão canceladas.
4 - Nas sessões ordinárias está permitida a entrada em plenário, com crachá específico de acesso, a apenas um servidor por Gabinete de Vereador.

registrado em: