Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Organograma e setores / Ouvidoria da Mulher / 1ª edição do mês Você não está sozinha

1ª edição do mês Você não está sozinha

por Carlos Eduardo Linhares Montenegro publicado 12/01/2022 09h40, última modificação 15/09/2023 10h11

Em agosto de 2021, foi lançada a primeira edição do mês Você Não Está Sozinha, em celebração aos 15 anos da Lei Maria da Penha [Planalto]. O lançamento fez parte do calendário o “Webinário Direitos à Saúde da Mulher”, que contou com um público estimado de 40 participantes.

O Módulo 1 debateu a violência obstétrica e a promoção da amamentação (Agosto Dourado), com a presença de profissionais da saúde, do direito e ativistas. O Módulo 2 debateu dignidade menstrual e o acesso e construção de políticas públicas, e contou também com a colaboração de profissionais do direito e ativistas. Ainda na superprogramação, foi oferecida a extensão do curso para lideranças religiosas ministrado pela defensora pública dra. Gabriella Handam e a vereadora Aava Santiago (PSDB) chamado “Identificando e denunciando o assédio sexual na igreja”. Posteriormente, nas dependências do Colégio Floresta, foi realizada a “Oficina Vida com Tempero”, que ofereceu capacitação às mulheres assistidas pela Patrulha Mulher Mais Segura da Guarda Civil Metropolitana para a produção artesanal de temperos naturais. Já no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, o “Curso Eu Sou Magnífica” foi ministrado pela jornalista Rakell Aguiar. A comunicadora falou para um público de 40 mulheres sobre a reconstrução e o fortalecimento da autoconfiança feminina, direcionada às mães assistidas pela Associação de Microcefalia e outras malformações por Zika Vírus em Goiás (AMIZ/GO). Posteriormente, na Rua do Lazer, no Setor Central, ocorreu a “Roda de Conversa na Política e no Bar: Lugar de Mulher”. O evento contou com a interação de dezenas de mulheres que ocupam cargos públicos com e sem mandato de diversas localidades de Goiás. Elas debateram as contribuições de mulheres na construção de políticas públicas.

Para finalizar as ações do mês, no dia 25 de agosto, foram realizadas quatro atividades. Na Câmara Municipal de Goiânia, aconteceu a “Inauguração da Sala de Acolhimento da Ouvidoria da Mulher”, que contou com a presença de vereadoras e vereadores da Casa, e a embaixadora da superprogramação, a ativista e embaixadora da ONU Luiza Brunet, além de uma série de autoridades da rede local de enfrentamento à violência contra as mulheres. A partir desta ação, todas as assistidas da Ouvidoria da Mulher passaram a receber atendimentos de forma presencial. Na oportunidade também foi lançada a campanha solidária “Mães na Cidade: Cuidando de Quem Cuida” com o objetivo de arrecadar doações que foram destinadas a mulheres vítimas de violência que têm medida judicial protetiva, assistidas pela Patrulha Mulher Mais Segura da Guarda Civil Metropolitana e pela Associação de Microcefalia e outras Malformações por Zika Vírus em Goiás (Amiz). A segunda atividade foi uma Sessão Especial no Plenário da Câmara Municipal, onde Luiza Brunet discursou na tribuna em defesa da erradicação de toda forma de violência contra mulheres e meninas. Na oportunidade, a ativista também integrou, no Plenário, de forma inédita, uma mesa totalmente ocupada por mulheres, dentre elas, a vereadora Ouvidora da Mulher Aava Santiago (PSDB) ocupando interinamente como presidenta. Na ocasião, a vereadora aproveitou para promulgar a resolução que instituiu o serviço voluntário na Ouvidoria da Mulher, que oficializou o programa Acolha uma Mulher, que oferece psicoterapia gratuita a mulheres vítimas de violência em situação de vulnerabilidade social. A terceira e última atividade, para encerrar o calendário, foi o “Circula Roupas: Guarda-roupa Solidário”, em parceria com o Mega Moda Park e a marca Lucidbag, que ofereceu consultoria de estilo e doou kits personalizados a mulheres assistidas pela Patrulha Mulher Mais Segura da Guarda Civil Metropolitana e pela Associação de Microcefalia e outras Malformações por Zika Vírus em Goiás (Amiz), que também contou com a visita da Luiza Brunet.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Banner Canal Cidadania.JPG