Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara determina maior transparência na divulgação dos gastos

Presidente da Câmara determina maior transparência na divulgação dos gastos

por marcos — publicado 17/04/2018 10h20, última modificação 17/04/2018 11h45

Já estão valendo as mudanças na prestação de contas que a Câmara Municipal de Goiânia faz a sociedade através do site oficial. O Presidente Andrey Azeredo determinou no início deste ano que o departamento de informática da Casa trabalhasse para dinamizar o sistema que registra as despesas contratadas e pagas pela Câmara. A nova ferramenta já está sendo utilizada, e o melhor, foi desenvolvida pelos próprios servidores do departamento de informática sem nenhum custo extra para a Câmara.

Antes a prestação de contas se dava da seguinte forma, toda despesa era registrada em um documento físico, essa página era escaneada e a cópia era divulgada assim que chegava ao departamento. Agora, assim que a Diretoria Financeira registra a despesa e faz o pagamento, o registro é feito automaticamente sem interferência humana. O próprio sistema já faz a captação das informações e divulga no site.

Assim, a prestação de contas fica mais eficiente e mais rápida. O cidadão pode acompanhar em tempo real as despesas da Câmara. As informações podem ser acessadas no ícone TRANSPARÊNCIA, depois em ORÇAMENTO E FINANÇAS e DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTOS. A apresentação é bastante didática, com gráficos separados por mês. A nova forma de apresentação conseguiu levantar as informações retroativas desde janeiro deste ano. As despesas dos anos anteriores continuam disponíveis, mas com a forma de apresentação antiga, com documentos escaneados.

Mudanças que melhoram o controle social sobre os gastos públicos. A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

“Desde o início do meu mandato como Presidente desta Casa, tenho lutado pra aplicar com responsabilidade o dinheiro público e dar maior eficiência na administração da Câmara. Uma prova disso é que no ano passado conseguimos fazer tudo que era necessário e ainda devolvemos 17 milhões de reais a prefeitura, que passava por dificuldades. Além disso, sempre busquei a transparência, mostrar para a população o que está acontecendo e o que estamos fazendo”, disse o Presidente Andrey Azeredo.

registrado em: