Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara fala à imprensa sobre concurso público, Plano Diretor, BRT e outros temas

por marcos — publicado 29/11/2017 20h31, última modificação 29/11/2017 20h31
        “Num momento de crise e desemprego, geramos a oportunidade para quem tem qualidades e conhecimento vir contribuir com o serviço público em nossa cidade”. Foi o que afirmou nesta quarta-feira, 29, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Andrey Azeredo (PMDB), referindo-se ao concurso público que a Casa realizará no ano que vem. Ele falou sobre esse e outros assuntos durante três entrevistas ao vivo concedidas hoje: a primeira, às 8h, na Rádio Bandeirantes 820 AM, e a segunda e a terceira às 12h30 para a Rede Metrópole de Rádio e a TV Metrópole.
Conheça o que pensa o presidente sobre os principais temas tratados nas entrevistas:
Plano Diretor de Goiânia
“Queremos um Plano Diretor viável, não adianta ter uma Lei bonita no papel e ela não ser exeqüível. O Plano tem que gerar as mudanças necessárias que trarão os benefícios que a população espera. Até agora as audiências públicas foram feitas mais pela Prefeitura, que está comandando o projeto neste momento. Na Câmara fizemos também grandes encontros abertos para a sociedade e com técnicos de renome nacional. Infelizmente, a participação popular não teve o volume que gostaríamos, mas sentimos que, pouco a pouco, está aumentando. Isso demonstra que as pessoas estão se dando conta da necessidade de se acompanhar, debater, criticar e sugerir ações e assuntos para que a administração pública avance positivamente.”
BRT e outras obras essenciais
“Fui convidado pelo prefeito Iris Rezende para participar da reunião com o ministro das Cidades Alexandre Baldy (sem partido), o deputado federal Daniel Vilela (PMDB), o senador Wilder Morais (PP) e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PMDB) no Paço Municipal. O ministro se colocou à disposição e disse que tem como missão principal resolver a crise hídrica em cidades como Goiânia, Aparecida e Anápolis. Daniel e Iris solicitaram a ele que ajude a resolver as pendências do BRT e que as obras possam ser reiniciadas de imediato. Eu tive a oportunidade de fazer pedidos diretamente ao ministro e solicitei ajuda para solucionar os problemas da Marginal Botafogo, da avenida Leste-Oeste, para concluir a Marginal Cascavel e a conseqüente ponte da Avenida Alpes. Dentre as obras metropolitanas, como a Leste-Oeste, o prefeito Gustavo Mendanha e eu solicitamos o apoio também para a conclusão do novo anel da BR 153. Esperamos que tudo isso seja atendido no período em que o ministro estiver à frente da pasta. Ele se mostrou ciente e estará em Brasília na próxima semana recebendo a equipe técnica da Prefeitura de Goiânia em uma mesa conjunta com outros órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Caixa Econômica Federal (CEF), dentre outros, em busca de solução imediata para o BRT e outros temas. O perfeito Iris e o senador Wilder Morais ainda pediram especial atenção do Ministério para a habitação, uma área pela qual o prefeito é apaixonado. O objetivo é o de construir milhares de casas para quem de fato precisa em Goiânia e não tem condições de adquirir. “
Transporte Coletivo

“Nós tratamos com o ministro dessas obras, que são estruturantes, e que interferem diretamente na mobilidade de Goiânia, com benefícios para o transporte individual, mas, sobretudo, para o coletivo com a criação de novas linhas, desafogando vias e gerando rapidez e pontualidade para os usuários.”
Eleições 2018
 “Não serei candidato em 2018, continuarei como presidente da Câmara enquanto durar o mandato na presidência e como vereador até o fim de 2020. Para o governo estadual, o pré-candidato do meu partido é o deputado federal Daniel Vilela, e ele tem buscado – e conseguido - movimentar e unir o partido, as bases e nossos aliados no interior do Estado, onde já estive em alguns encontros com ele. Se ele será, de fato, o candidato ou não, devemos aguardar, mas ele tem trabalhado muito e tem as qualidades necessárias para ser um bom governador de Goiás.”
Concurso da Câmara
“Estamos apresentando um projeto de lei que cria novos cargos efetivos para melhorar o equilíbrio entre o número de servidores efetivos e comissionados da Casa. O projeto já foi aprovado em 1ª votação ontem e, se continuar com essa celeridade que está tendo, teremos, nos próximos dias, a 2ª votação, e, se for aprovado, será encaminhado para a sanção ou veto do prefeito Iris. Se ele sancionar, tomaremos todas as providências para de imediato realizar o concurso público. O último certame feito na Casa foi em 2006 e esse ano convocamos os últimos aprovados. Infelizmente, levou mais de dez anos para fazermos essa convocação. Também estamos condensando numa única lei o que é direito e dever dos servidores da Casa, bem como criando novas vagas e cargos adequados à demanda atual. Queremos ter um corpo próprio de servidores permanente para prestar os melhores serviços possíveis à comunidade.”
Expectativas para a Câmara
“Quero implementar, cada vez mais, uma gestão transparente que permita a participação popular, o controle social e uma maior interação entre os cidadãos e a Casa. Só assim podemos ser, de fato, portas-vozes verdadeiros dos anseios da sociedade. Tenho sempre dito que essa atual legislatura é totalmente diferente das demais, é um grupo de vereadoras e vereadores atuante, combativo, que faz jus aos votos recebidos e que expressam, com espontaneidade e veemência, as posições que defendem. Por isso a Câmara tem repercutido muito na imprensa e na sociedade como uma instituição que trabalha seriamente pela cidade.“
Com informações da assessoria da Presidência
registrado em: